Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TRABALHO TEMÁTICO: PATATIVA DO ASSARÉ

ESCOLA MUNICIPAL DOM MIGUEL FENELON CÂMARA
1ª FASE       ANO LETIVO – 2012            PROFESSORA MARLI

TRABALHO TEMÁTICO A PARTIR DO POEMA “NORDESTINOS SIM, NORDESTINADOS, NÃO,” DE PATATIVA DO ASSARÉ.

JUSTIFICATIVA
Os alunos da 1ª Fase do ano letivo de 2012 são oriundos em sua maioria do interior do estado de Alagoas. Vieram para a capital entre 8 a 20 anos atrás em busca de melhores condições de sobrevivência. Não frequentaram a escola em sua infância por causa do trabalho na lavoura ou devido à longa distância da escola para a sua residência e devido a este contexto, retornam a escola. Atualmente trabalham como vendedores ambulantes, faxineiras, babá, porteiro, jardineiro, pedreiro, entre outros. Moram aos arredores da escola ( Chã da Jaqueira, Loteamento Jardim Petrópolis, Conjunto João Sampaio, encostas e grotas).
Percebe-se que apesar das dificuldades encontradas alguns demonstram vontade em aprender  e se empolgam, demonstram concentração e atenção às explicações em sala de aula. A partir daí, questionam, solicitam as intervenções da professora para executarem as atividades em todas as áreas do conhecimento. Esta postura é percebida em todos os níveis de aprendizagem, inclusive aqueles que tem algumas noções quanto a leitura e a escrita e tem dificuldades em seu processo de aprendizagem.
Neste contexto, conclui-se que estes alunos além da aquisição da leitura e da escrita necessitam de diversos saberes que possibilitem um olhar diferenciado de sua realidade. Este projeto surge  como instrumento pedagógico para sistematizar conhecimentos de diversas áreas e conduzir a identificação de nosso alunado como nordestino. Como ponto de partida o conceito da origem geográfica somando com os valores culturais próprios de um povo singular. E em consequência disso, desmitificar o senso comum onde remete à condição social sem perspectivas de mudanças e transformações.
Neste sentido, o poema de Patativa do Assaré,  “Nordestinos sim, nordestinados, não” proporciona momentos pedagógicos de reflexão para os nossos alunos de EJA e instiga a uma mudança de postura em sua ação na sociedade. Além disso, partindo dele é possível tecer várias áreas do saber que foi construído ao longo do tempo.

PÚBLICO ALVO
Esta turma é composta de 28 alunos matriculados, mas, cerca de 20 estão frequentando e destes 12 a cada dia de aula. Tem como idade uma faixa entre 17 a  59 anos. Destas duas alunas são especiais, sendo uma delas surda- muda.

OBJETIVO GERAL
Possibilitar a identificação do aluno como ser histórico no espaço geográfico brasileiro valorizando sua identidade cultural.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Conhecer a biografia de Patativa do Assaré e sua sensibilidade ao contexto nordestino.
ü  Discutir as características textuais de um poema.
ü  Interpretar os poemas do projeto.
ü  Analisar estrofes dos poemas com a realidade nordestina.
ü  Perceber as diferenças entre espaço geográfico urbano e espaço geográfico rural.
ü  Conhecer a linha do tempo.
ü  Identificar-se como um ser histórico na linha do tempo.
ü  Formular hipótese de perspectivas a partir dos slides Zoom.
ü  Perceber as características cartográficas de um mapa.
ü  Colorir diferentemente os estados políticos do Brasil.
ü  Distinguir as regiões geográficas do Brasil.
ü  Pintar o mapa de Alagoas destacando-o da Região Nordeste.
ü  Localizar no mapa de Alagoas a cidade de origem do aluno.
ü  Estabelecer relação entre o real e a linguagem cartográfica.
ü  Construir a maquete da sala de aula.
ü  Traçar o croqui da maquete da sala de aula com plástico filme.
ü  Especificar a localização do aluno na sala de aula em relação de seus colegas.
ü  Esquematizar coletivamente a planta baixa da sala de aula.
ü  Conhecer a biografia de Cândido Portinari e sua contribuição no campo da Arte.
ü  Comentar as características dos personagens presentes nas telas da série Retirantes de Cândido Portinari com o êxodo nordestino.
ü  Compreender as condições socioeconômicas do período do Cangaço.
ü  Elaborar uma releitura da tela Cangaceiro de Portinari.

ÁREAS DO CONHECIMENTO
ü  Língua Portuguesa
ü  Matemática
ü  História
ü  Geografia
ü  Ciências
ü  Arte
ü  Sociedade e Cultura

METODOLOGIA
Serão utilizados mecanismos metodológicos tais como: textos informativos, poesias, interpretação oral, discussão, documentário, slides, telas de Cândido Portinari, produções individuais de releituras de uma das obras de Portinari, trabalhos individuais e em grupo, socialização, entre outros.

AVALIAÇÃO
Será somativa e formativa ao abordar as áreas do conhecimento com o objetivo a formação do homem nos aspectos históricos, geográficos, culturais, crítico-social, entre outros. Também será observada durante todo o processo de aprendizagem a criatividade, a participação, o questionamento, o respeito às diferenças e as diversidades e a mudança de postura em sua visão como ser histórico e geográfico.

TEMPO PREVISTO
Um semestre.

CULMINÂNCIA
Exposição dos trabalhos individuais e em grupo produzidos neste projeto.

ATIVIDADES PROGRAMADAS

1º DIA: Biografia de Patativa do Assaré. Leitura compartilhada e vídeo. Interpretação oral.

2º DIA: Poema: Nordestinos sim, nordestinados não, de patativa do Assaré. Papel madeira. Mural da sala de aula. Leitura compartilhada. Interpretação oral e discussão de algumas estrofes.

3º DIA: Retomada do poema de Patativa do Assaré. Compreensão das características estruturais de um poema (versos, estrofes, rimas, entre outros). Discussão de outra estrofe relacionada com o tema social nordestino.

4º DIA: Poema: Cidadezinha qualquer, de Carlos Drummond de Andrade. Poema xerocado e no painel da sala de aula. Interpretação oral. Discussão sobre a intencionalidade do poeta ao caracterizar o espaço geográfico rural.

5º DIA: Retomada do poema de Carlos Drummond de Andrade. Recorte, colagem e escrita de cenas relacionadas ao poema trabalhado. Trabalho em grupo. Painel da sala de aula.

6º DIA: Retomada dos dois poemas trabalhados e relacionar com espaços geográficos rural e urbano. Identificação das diferenças. Recorte, colagem e escrita. Socialização.

7º DIA: A influência do homem na transformação do meio ambiente. Tipos de poluição (no ar, solo, água, sonora e visual). Recorte, colagem e escrita. Painel da sala de aula.

8º DIA: Poema: O açúcar, de Ferreira Gullar. Leitura compartilhada. Interpretação oral. Discussão relacionando com a realiada do estado de Alagoas. Fator socioeconômico. Estudo gramatical: letra ç e sílabas. Trabalho individual e coletivo.

9º DIA: A linha do tempo. Explanação do contexto histórico. Produção da linha do tempo do aluno e dos colegas da sala de aula. Demarcação de cinco em cinco anos. Demarcação do ano atual e dos de nascimento dos alunos presentes na aula. Trabalho coletivo.

10º DIA: Slides do livro Zoom. Compreensão de perspectivas de um foco e seu distanciamento.

11º DIA: Noções de cartografia. Mapa mundi. Explanação. Pintura de um planisfério com duas cores (azul para água e marrom para terra). Trabalho individual.

12º DIA: Mapa do Brasil. Explanação. Perceber a distinção dos estados políticos representados com cores diferentes. Pintura com cores diferentes distinguindo os estados brasileiros no mapa do Brasil. Trabalho individual.

13º DIA: Mapa das Regiões do Brasil. Explanação. Perceber a distinção das Regiões Brasileiras representadas com cores diferentes. Pintura com cores diferentes distinguindo as regiões brasileiras no mapa do Brasil. Trabalho individual.

14º DIA: Mapa da Região Nordeste. Explanação. Perceber a distinção dos estados políticos representados com cores diferentes da Região Nordeste. Pintura com uma cor diferente o estado de Alagoas distinguindo dos demais estados da região Nordeste. Trabalho individual.

15º DIA: Mapa de Alagoas. Localizar com alfinete colorido a cidade de origem do aluno. Socialização. Painel na sala de aula.

14º DIA: Construção da maquete da sala de aula com sucata. Trabalho em dupla. Demarcação do croqui da sala de aula em plástico filme. Discussão deste croqui com o desenho cartográfico de um mapa. Socialização dos trabalhos.

16º DIA: Planta baixa da sala de aula. Localização individual, dos colegas presentes na aula e cadeiras vazias. Percepção de lateralidade. Uso de legenda. Trabalho individual. Socialização.

17º DIA: Planta baixa da sala de aula em papel madeira. Organização de espaços, distribuição dos móveis e localização do aluno e dos colegas. Trabalho em grupo. Socialização.

18º DIA: Biografia de Cândido Portinari. Leitura compartilhada e interpretação oral.

19º DIA: Documentário Imaginário Portinari. Discussão a partir do vídeo assistido. Destaque da sensibilidade de Portinari para o contexto socioeconômico abordado em suas telas.

20º DIA: Slides das telas de Cândido Portinari. Exposição das séries do artista, mas tendo como foco as séries Retirantes e Cangaceiros. Êxodo rural. Contexto histórico deste período.

21º DIA: Releitura da Tela Cangaceiro de Cândido Portinari. Trabalho individual com pintura, recorte e colagem. Socialização.

22º DIA: Exposição dos trabalhos produzidos durante o processo do projeto.