Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

domingo, 26 de fevereiro de 2012

BIOGRAFIA DE ALFREDO VOLPI

           ALFREDO VOLPI NASCEU  EM LUCCA, NA ITÁLIA, EM 1896. FILHO DE IMIGRANTES CHEGOU AO BRASIL EM SÃO PAULO COM POUCO MAIS DE UM ANO DE IDADE. DESDE PEQUENO GOSTAVA DE MISTURAR TINTAS E CRIAR NOVAS CORES. ESSE TALENTO O LEVOU AOS 16 ANOS A TRABALHAR COMO PINTOR DE FRISOS, FLORÕES E PAINÉIS NAS PAREDES DAS MANSÕES PAULISTANAS. SEMPRE VALORIZOU O TRABALHO ARTESANAL, ONSTRUINDO SUAS PRÓPRIAS TELAS, PINCÉIS. AS TINTAS ERAM FEITAS COM PIGMENTOS NATURAIS, USANDO A TÉCNICA DE TÊMPERA. FOI UM AUTODIDATA. NUNCA ACREDITOU EM INSPIRAÇÃO. NÃO TEVE ACESSO AOS MESTRES EUROPEUS, COMO ERA COMUM NA ÉPOCA. TRATA-SE DE UM PINTOR ORIGINAL, QUE INVENTOU SOZINHO SUA PRÓPRIA LINGUAGEM.
AOS 16 ANOS PINTOU SUA PRIMEIRA AQUARELA. AOS 18 ANOS DE IDADE PINTOU SUA PRIMEIRA OBRA DE ARTE, SOBRE A TAMPA DE UMA CAIXA DE CHARUTOS, USANDO TINTA A ÓLEO.
EMBORA FOSSE DA MESMA GERAÇÃO DOS MODERNISTAS, VOLPI NÃO PARTICIPOU DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922.
EM 1927, VOLPI CONHECEU O SEU GRANDE AMOR: UMA GARÇONETE CHAMADA BENEDITA DA CONCEIÇÃO, APELIDADA DE JUDITH. É QUASE CERTO QUE JUDITH TENHA SIDO SUA MODELO PARA O QUADRO MULATA.
VOLPI TEVE UMA IDENTIDADE QUASE QUE FORÇADA COM A CIDADE DE ITANHAÉM: A DOENÇA DE SUA ESPOSA JUDITE, QUE A OBRIGOU PERMANECER TRÊS ANOS CONVALESCENDO NO ANTIGO HOTEL BALNEÁRIO. VOLPI DESCIA A SERRA NOS FINAIS DE SEMANA, PINTAVA, VOLTAVA A SÃO PAULO, VENDIA AS TELAS, AJUNTAVA O DINHEIRO E REPETIA O RITUAL. VOLPI REGISTROU MOMENTOS NO PANORAMA ITANHAENSE. AS OBRAS DE ITANHAÉM FORAM PINTADAS EM COMEÇO E MEADOS DA DÉCADA DE 40.
NOS ANOS 50, AS BANDEIRINHAS DAS FESTAS JUNINAS, DE MOGI DAS CRUZES, INTEGRARAM-SE ÀS SUAS FACHADAS. POSTERIORMENTE, DESTACOU-AS DO SEU CONTEXTO ORIGINAL. A PARTIR DA DÉCADA DE 60, SUAS PINTURAS SÃO JOGOS FORMAIS: TODOS OS TEMAS SÃO DEIXADOS DE LADO E AS BANDEIRINHAS PASSARAM A SER SIGNOS, FORMAS GEOMÉTRICAS. VOLPI MORREU AOS 92 ANOS, EM 1988, EM SÃO PAULO

FONTE:  www.mre.gov.br;  www.mac.usp.br; http://www.jblog.com.br/hojenahistoria. php?itemid=26914