Escola Municipal
Dom Miguel Fenelon Câmara
1º ano A e B –
2014
Professoras
Marli Santana e Silvania Maria Galdino
ATIVIDADE DE
MATEMÁTICA
DIREITOS DE
APRENDIZAGEM CONTEMPLADOS
NÚMEROS E
OPERAÇÃOES: Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar
estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma
coleção.
TRATAMENTO DA
INFORMAÇÃO: Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e
diferentes configurações do tipo ...gráficos. .... Formular questões, coletar,
organizar, .... construir representações próprias para a comunicação de dados
coletados.
NÚMEROS E
OPERAÇÃOES: Resolver ... problemas aditivos envolvendo os significados de
juntar e acrescentar quantidades,... comparar e completar quantidades, ... utilizando
... estratégias pessoais.
RELATO DA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA UTILIZANDO GRÁFICO E SISTEMA MONETÁRIO
Foi
escolhida esta atividade porque já havíamos trabalhado com estes dois aspectos
( gráfico e sistema monetário) e além de ser algo atrativo para os alunos e faz
parte do cotidiano. Ao concluirmos este trabalho pedagógico chegamos a um
consenso que nossas turmas necessitam trabalhar mais atividades que
possibilitem a exploração de estratégias pessoais para compreenderem o conceito
de comparar elementos de uma coleção e perceberem a sua diferença.
1º
ANO A
O
trabalho foi realizado em dupla ou trio. A professora acompanhava o
desenvolvimento de cada grupo enquanto os outros realizavam outra atividade. A
cada aluno foi pedido que lesse cada frase de cada passo da atividade. A
visualização do gráfico ajudou os alunos prontamente responderem as questões
A,B,e C. Na questão D, a professora perguntou:”Como é possível saber este
resultado?” As duplas sempre respondiam: “É só juntar.” Na questão E, a dupla
A, uma das componentes cobriu com uma das mãos as mesmas quantidades de moedas
e viu o que sobrou. Daí deu a resposta: “Duas a mais.” A dupla B, por sua vez,
cobriu as duas que passavam e deu a resposta: “Dois.”
Por
outro lado, o trio tiveram dificuldade de levantar suas hipótese. Não
apresentaram nenhuma estratégia. A professora interferiu por colocar material
concreto (lápis de cor), falou uma situação de jogo de futebol com os gols de
uma partida. Chegaram a resposta mas com insegurança. Neste ponto, foram chamadas
as duplas A e B (uma por vez) para explicarem como chegaram a conclusão certa,
ou seja, quais as estratégias utilizadas.
1º
ANO B
Esta
turma foi organizada para esta atividade em três grupos. Utilizaram a
correspondência entre moedas e os seus dedos ao realizarem a soma. Os grupos tiveram em comum em responder
corretamente as questões A, B, e C. No entanto os alunos tiveram dificuldade de
responder as questões D e E.
O
terceiro grupo demonstrou um maior grau de dificuldade. Em vários momentos a
professora tinha que repeti ou retornar o mesmo questionamento de forma
diferente. Para facilitar a compreensão eram realizados perguntas tais como: “Quais
dos amigos tem mais moedas?” “Até quanto os dois têm a mesma quantia?” “Até
quanto s dois tem iguais?” “O que sobra” “Quanto Lucas tem a mais?” “O que é a
mais?” “O que é sobra?” “Quanto sobra?” “Então, quanto Lucas tem a mais?”
Diante disso, chegaram a resposta certa dois.
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