Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

terça-feira, 4 de março de 2014

BIOGRAFIA DE LINDA MASCARENHAS

Em cena, seja no palco ou na vida real, Linda Mascarenhas tinha nos olhos o brilho de uma guerreira. Ao longo de sua existência, lutou corajosamente contra todas as formas de desrespeito aos direitos humanos, seja nos papéis de atriz, teatróloga ou líder feminista.
Sua primeira atuação se deu na Federação Alagoana para o Progresso Feminino, iniciando, na década de 30, um núcleo de discussão sobre direitos de deveres da mulher no processo de transformação político-social. Mas os voos mais altos, as maiores conquistas, vieram da atuação no teatro.
Embora tímida, possuía forte tendência à liderança e ao pioneirismo. Esses traços marcantes, aliado ao seu jeito afável de ser, a tornara a principal responsável pela explosão dos primeiros grupos teatrais em sua terá natal: o Teatros de Amadores de Maceió e a Associação Teatral de Alagoas. À frente dessas trupes, dirigiu inúmeras peças, destacando-se Conflito íntimo, marco de sua carreira como teatróloga.
Essa entrega arrebatada ao amor ao teatro, a estréia como atriz aos 61 anos de idade, a forma generosa de buscar novos talentos, a coragem de romper as amarras do preconceito, fazem de Lina Mascarenhas a personagem principal na história das artes cênicas em Alagoas.


Cronologia (nascimento/morte)

1895 - em Maceió, no dia 14 de maio.
1991 -  em Maceió, em 09 de junho.

Fonte: Agenda SEMED – Maceió- Al – 2003.

Nenhum comentário: