Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

terça-feira, 4 de março de 2014

BIOGRAFIA DE NISE DA SILVEIRA


Opondo-se a práticas ortodoxas, a médica Nise da Silveira libertou os doentes mentais das amarras do eletrochoque, pondo em suas mãos telas e pincéis. Inspirada nos conceitos de Jung, essa mulher franzina, de espírito aguerrido, revolucionou a história da psiquiatria no Brasil, empregando métodos inovadores no tratamento dos distúrbios da mente.
Para ela, o exercício artístico resgatava do inconsciente as imagens mais profundas, que, depois de interpretadas, davam ao médico pistas importantes sobre o estado emocional do paciente. Essa descoberta teve como desdobramento a fundação, em 1952, do Museu Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro, que conta atualmente com mais de 350 mil obras.
Em 1956, funda outra instituição, a Casa da Palmeira, com objetivo de facilitar a adaptação ao meio social de pacientes que deixaram os hospitais psiquiátricos. Seu trabalho seve ainda hoje de modelo para a abertura de espaços psiquiátricos mais humanizados dentro e fora do Brasil.
Acreditava no poder do afeto como forma de acelerar o processo de Aurocura, rejeitando as práticas na época, que só contribuíam para o agravamento das patologias. (...)

Cronologia (nascimento/morte)

1905 - em Maceió, a 15 de fevereiro.
1999 -  no Rio de janeiro, no mês de outubro.

Fonte: Agenda SEMED – Maceió- Al – 2003.

Nenhum comentário: