Escola Estadual Rosalvo Ribeiro
5º ano A 2010 Professoras Nadja e Marli
PERSONAGENS:
· John
· Noiva
· Amigos: três meninos e duas meninas
· Família: um menino (pai) e duas meninas( mãe e irmã)
· Rex – cachorro: um menino com máscara de cachorro
· Narrador(a): menino ou menina
CENÁRIOS:
1- Festa ( dançando)
2- Frente da casa de John
3- Ponto de ônibus (poste)
CENAS: Enquanto a narração se desenvolve as cenas em mímicas são apresentadas.
NARRADOR(A):
Esta história diz que aconteceu na Inglaterra antes da 2ª Guerra Mundial. Um rapaz que vamos chamá-lo de John tinha muitos amigos, uma noiva e um cachorro que vamos chamá-lo de Rex. Todo o dia John saía bem cedinho para o trabalho e era acompanhado por seu cachorro até o ponto de ônibus. Rex ficava com seu dono até a partida do ônibus.
No final, da tarde Rex voltava ao ponto de ônibus esperava John e o acompanhava até a sua casa. Isto ele fazia todos os dias. De manhã o acompanhava até o ponto de ônibus e no final do dia lá estava ele aguardando o seu dono.
Nos finais de semana, John se divertia com os amigos e a noiva, indo a festas, cinemas, lanchonetes e quando chegava à segunda-feira começava a mesma rotina: Rex o acompanhava até o ponto de ônibus o esperava no final da tarde.
Os tempos mudaram, a Inglaterra entrou em guerra. Certo dia, John recebeu um telegrama: teria que ir lutar na guerra defender seu país. Deixou sua família, seus amigos, sua noiva e Rex, seu fiel companheiro e foi para frente de batalha. A guerra mudou a vida das pessoas na Inglaterra, pois todos tinham medo de saírem de casa e serem atingidos por um ataque inimigo. Mas para Rex nada mudou, sua rotina continuava a mesma: ao final da tarde lá estava ele a esperar por seu dono.
De repente a família de John recebeu um triste notícia em um telegrama: John morreu atingido pelo exército inimigo. Quanta tristeza para todos que o amavam: a família, os amigos e sua noiva. E o tempo passou e todos voltaram a sua rotina: os amigos fizeram novas amizades, a noiva conheceu outro rapaz e casou-se, e quanto a Rex? Rex continuou em sua rotina: de manhã ia ao ponto de ônibus, à tarde voltava a esperar seu dono, só saía quando percebia que ele não tinha retornado mais uma vez.
QUESTIONAMENTO:
· O que aprendemos?
· Quem são nossos companheiros leais?
· Sempre são pessoas?
· Como devemos tratá-los e retribuir sua fidelidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário