Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

sábado, 3 de janeiro de 2015

PRODUÇÃO DE TEXTO: O MEU BAIRRO

PRODUÇÃO DE TEXTO: O MEU BAIRRO

CONTEXTUALIZAÇÃO

Esta produção textual foi elaborada a partir de leituras dos textos produzidos pelos alunos de EJA no 4º Caderno de Produções Coletivas. Foram escolhidos pela professora aqueles que possibilitassem por meio da leitura, o desenvolvimento dos alunos quanto ao senso crítico sobre a realidade do bairro em que moram.
Na tentativa de superar conceitos do senso comum presentes na primeira versão do texto, a professora realizou um trabalho de reescrita coletiva, enriquecendo-o com outras leituras, inclusive, com relatos das experiências de mobilizações de bairros.
Assim, os alunos foram compreendendo que as modificações de sua comunidade dependem da organização coletiva da população, a qual servirá de mecanismo na mudança do destino de todos, tornando-os autores da sua própria história e não apenas seus expectadores.

Produção textual: O MEU BAIRRO

“Eu moro no Clima Bom há 12 anos. Quando vim morar aqui no Clima bom, era bem melhor, em parte, porque tinha menos violência e não tinha tanto bandido quanto hoje.
Com o tempo, a população foi aumentando e o Clima Bom foi se tornando em uma pequena cidade com: lojas, posto de saúde, mais escolas, armarinhos e outros pontos comerciais. Também foram construídos conjuntos residenciais como: Rosane Collor, Osman Loureiro, Colibri e Luiz Pedro II, onde fica a escola em que estudamos.
Portanto, precisamos nos reunir para lutar pelos nossos direitos de cidadãos, como, por exemplo: policiamento, saneamento básico, água tratada, transporte, educação para nossas crianças e uma melhor qualidade de vida para todos. Assim, valeria o nome de nosso bairro: Clima Bom”.

Vanúzia da Silva, 25 anos, 2ª Fase
Profª Marli Santana
Escola de Ensino Fundamental Luiz Pedro da Silva II
Bairro: Clima  Bom


REFLETINDO SOBRE O TEXTO


1-      Quais os sinais de progresso estão presentes em seu bairro?

2-      Aponte os maiores problemas enfrentados em sua comunidade?


3-      Na sua opinião, quais as mobilizações que poderiam se realizadas para superar os problemas que você indicou no item 2?

4-      Uma das dificuldades salientada pela autora do texto em seu bairro é a violência. Para você, quais as causas da violência?



5-      Depende de quem a superação da dificuldade apontada na questão anterior?



Fonte: V Caderno de Produções Coletivas – Educação de Jovens e Adultos – Semed – Maceió - 2003

Nenhum comentário: