Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

sábado, 19 de outubro de 2013

Sequência Didática – BRINCANDO COM PORTINARI

Escola Municipal Dom Miguel Fenelon Câmara

1º ano – 2013- Turmas A e B – Professoras Silvania e Marli

Sequência  Didática– BRINCANDO COM PORTINARI

Direitos gerais de aprendizagem :  HISTÓRIA
ü  Identificar as práticas sociais, ... e culturais específicas dos seus grupos de convívio locais, regionais e nacionais, na localidade.
ü  Formular e expressar oral,mente uma reflexão a respeito das permanências e das mudanças ocorridas nos vários aspectos da vida em sociedade, ao longo do tempo e em diferentes lugares.
Identificar e comparar os diferentes tipos de registros documentais para a construção dos fatos históricos: ... obras de arte ..., dentre outros.

Direitos gerais de aprendizagem:  LÍNGUA PORTUGUESA
ü  Ler textos não-verbais, em diferentes suportes.
ü  Relacionar textos verbais e não-verbais, construindo sentidos
ü  Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a relexão e discussão acerca de temas sociais, ...

1º MOMENTO: Apresentação da biografia de Portinari e slides de suas obras. Destacar as obras que retratem as brincadeiras

2º MOMENTO:         LINGUAGEM ORAL
Fazer o relato das brincadeiras que costumam brincar em casa e na rua.

3º MOMENTO: CONSTRUÇÃO DO BRINQUEDO – BOLA

Material
ü  Jornal
ü  Fita adesiva
ü  Durex colorido

Modo de fazer:
ü  Amassar varias folhas de jornal formando uma bola consistente.
ü  Colar  a bola de jornal com fita adesiva até torná-la bem firme.
ü  Decorar a bola com fita adesiva.

4º MOMENTO: Brincar no pátio com a bola produzida de diversas maneiras:
ü  Chutar
ü  Arremessar
ü  Jogar para o alto, entre outras.

5º MOMENTO:
ü  Fazer desenhos do brinquedo ou brincadeira que mais gosta.
ü  Pintar com tinta guache com auxílio da ponta de um lápis, pincel ou ponta dos dedos.
ü  Socializar os trabalhos em painel no corredor da escola.

6º MOMENTO: Estudo do poema Jogo de bola de Cecília Meireles.
ü  Interpretação oral
ü  Identificação de palavras (pintar as palavras ditadas)
ü  Ilustração do poema e escrita da cena.

7º MOMENTO: Produção escrita.
Trabalho em dupla. Produção de uma lista com nomes de jogos e brincadeiras que podemos realizar usando a bola.

Nenhum comentário: