Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

FÁBULA DO CURRÍCULO DE ATIVIDADES

FÁBULA DO CURRÍCULO DE ATIVIDADES

Certa vez, os animais decidiram fazer alguma coisa para resolver os problemas do “novo mundo”, e assim organizaram uma escola.  Adotaram um currículo de atividades: corrida, natação, escalada e vôo. Para facilitar a administração, os animais matricularam-se em todas as disciplinas.
O pato era excelente estudante em natação, de fato, o melhor que o próprio instrutor, mas recebia notas apenas suficientes para aprovação em vôo e fracas em corrida. Sendo muito fraco em corrida, ele tinha que permanecer na escola depois das aulas e  até deixou a natação para praticar corrida.
Continuou nesse passo até que suas patas ficaram bastante feridas e por isso tornou-se apenas razoável em natação. Mas razoável era um grau mais aceitável na escola e ninguém se incomodou com o caso, a não ser o pato.
O coelho começou em primeiro lugar nas aulas de corrida, mas teve um colapso nervoso a tanto trabalho em natação.
O esquilo era excelente em escalar, mas desenvolveu uma frustração nas aulas de vôo, porque seu professor fez que começasse do chão para o alto, em vez de começar de cima da árvore para o chão. Desenvolveu também câimbras devido super-exercício e então tirou um C em escalada e um D em corrida.
A águia era uma criança-problema e foi disciplinada severamente. Nas aulas de subida em árvore, ela ganhava de todos, mas insistia em usar seus próprios métodos para chegar lá.
No final do ano letivo, uma enguia anormal que poderia nadar muito bem e também correr, escalar e voar um pouco, teve o grau mais elevado e foi a oradora da turma.


Dr. G. H. Reavis

(Tradução do Prof. Nélio Parra, da FUSP)

Nenhum comentário: