Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Produtos e objetos do Portal do Professor (Retrospectiva)

Após navegar alguns sites, links e consequentemente ver entrevistas, vídeos, depoimentos,entre outros percebi que as possibilidades de recursos são realmente ilimitados, pois, talvez não seja possível aplicar as atividades “ao pé da letra”, no entanto, tornam-se sugestões para atuais ou futuras adaptações. Eu me detive ao Portal do Professor por considerá-lo mais objetivo para a nossa prática, principalmente os links Espaço da Aula e Recursos Educacionais.
Acredito com estes instrumentos possamos lançar desafios e bem como condições de mediar o avanço da aprendizagem de nossos alunos como define o Profº Lucas Ciavatta: “Não nos esqueçamos de que todos os nossos estudantes estão sempre dispostos a vencer um desafio, desde que entendam que vale a pena vencer este desafio e desde que tenham a certeza de que possuem e sabem usar as ferramentas necessárias para vencê-lo.”
Ao analisar as atividades no Portal do Professor, no link Recursos Educacionais, entre várias propostas gostei sobre Alfabetização; Formas de organização dos conteúdos, o qual está em. A partir do vídeo proposto, é possível analisar a ambigüidade das palavras e a necessidade de clareza ao escrever. Também pode ser um ponto de partida ao estudar o jornal como portador de texto.
Outro link deste portal é o Espaço da Aula. Ele contempla atividades que considerei bem práticas, que tem como foco a ortografia em Língua Portuguesa, entretanto, pode ser explorada em Sociedade e Cultura, Ética e até Ensino Religioso, pois tem o tema “Felicidade”e dessa forma, é possível destacar valores necessários em nossa sociedade. Pode ser aplicada nas séries iniciais ou ser de ponto de partida para outras séries. Cita dois filmes, um livro infantil e quatro músicas de nosso repertório nacional, os quais o professor poderá ou não aplicá-los.
Gostei de duas atividades neste link que procurarei aplicá-las: uma sobre Arte, sobre Van Gog, biografia e uma releitura de uma de suas obras e outra sobre o Lixo e Cidadania, que apresenta um vídeo excelente que pode ser abordado temas como a reciclagem, Meio Ambiente, Cidadania, entre outros.


Nenhum comentário: