Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

sábado, 27 de junho de 2015

Avaliação Pedagógica - exemplo 1

ESCOLA MUNICIPAL DOM MIGUEL FENELON CÂMARA
Profª  Marli Santana

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA
Aluna: F.S.C.
Data de nascimento: 
4º ano B  

Embora a aluna esteja no 4º ano não adquiriu ainda os conceitos básicos do letramento tanto no campo da Linguagem quanto de Matemática, e as outras áreas do saber, ou seja, está em fase de aprendizagem, na assimilação e fixação dos conteúdos. Isto foi percebido a partir da avaliação diagnóstica do início do ano letivo nestas áreas do conhecimento. Convém ressaltar que iniciamos o ano letivo em meados de março e tivemos uma greve de cerca de 40 dias e retomamos as atividades dia 11 do corrente mês.
A partir deste diagnóstico pedagógico levando em conta a leitura, a escrita e conceitos matemáticos percebeu-se que a aluna não reconhece todas as letras do alfabeto; tem prontidão em realizar produções de textos, no entanto, não faz correspondência entre fonemas e grafemas; no começo das aulas ainda escrevia com seu nome com letra bastão, mas com auxílio de ficha o faz com letra cursiva; está ainda em processo a compreensão da numeração do sistema decimal e consequentemente a sua utilização nas operações matemáticas; e quanto as demais áreas do conhecimento percebe-se uma considerável dificuldade de assimilá-los.
Percebe-se pela assiduidade as aulas e pela prontidão em realizar as atividades da sala que a aluna tem vontade em aprender e em participar em todas as atividades, quer seja individual, dupla ou em grupo, (mesmo que não atenda as expectativas propostas para um 4º ano). Além disso, sempre traz seu material escolar programado para o dia, como por exemplo, os livros didáticos segundo o horário das aulas dados no início do ano.
É tímida, porém, relaciona-se bem com os colegas e comunidade escolar em geral. Tem um pequeno círculo de amizade, tanto na sala de aula quanto no recreio. Demonstra atenção às aulas, embora perceba-se em alguns momentos um olhar distante ou perdido ao que é desenvolvido na sala. Durante a aula não conversa com os colegas e bem como, não participa nas discussões dos conteúdos abordados. Tem apresentado um bom comportamento em todo o período que está na escola (entrada, aula, recreio e saída).
Percebe-se que tem dificuldades na visão, mas não usa lentes para auxiliá-la. Convém ressaltar que esta aluna faz parte da Sala de Recursos nesta unidade de ensino.

Maceió 15 de junho de 2015.



Nenhum comentário: