ESCOLA MUNICIPAL
DOM MIGUEL FENELON CÂMARA
Profª Marli Santana
AVALIAÇÃO
PEDAGÓGICA
Aluna: F.S.C.
Data de
nascimento:
4º ano B
Embora a aluna esteja no 4º ano não adquiriu ainda os conceitos básicos
do letramento tanto no campo da Linguagem quanto de Matemática, e as outras
áreas do saber, ou seja, está em fase de aprendizagem, na assimilação e fixação
dos conteúdos. Isto foi percebido a partir da avaliação diagnóstica do início
do ano letivo nestas áreas do conhecimento. Convém ressaltar que iniciamos o
ano letivo em meados de março e tivemos uma greve de cerca de 40 dias e
retomamos as atividades dia 11 do corrente mês.
A partir deste diagnóstico pedagógico levando em conta a leitura, a
escrita e conceitos matemáticos percebeu-se que a aluna não reconhece todas as
letras do alfabeto; tem prontidão em realizar produções de textos, no entanto,
não faz correspondência entre fonemas e grafemas; no começo das aulas ainda
escrevia com seu nome com letra bastão, mas com auxílio de ficha o faz com
letra cursiva; está ainda em processo a compreensão da numeração do sistema
decimal e consequentemente a sua utilização nas operações matemáticas; e quanto
as demais áreas do conhecimento percebe-se uma considerável dificuldade de assimilá-los.
Percebe-se pela assiduidade as aulas e pela prontidão em realizar as
atividades da sala que a aluna tem vontade em aprender e em participar em todas
as atividades, quer seja individual, dupla ou em grupo, (mesmo que não atenda
as expectativas propostas para um 4º ano). Além disso, sempre traz seu material
escolar programado para o dia, como por exemplo, os livros didáticos segundo o
horário das aulas dados no início do ano.
É tímida, porém, relaciona-se bem com os colegas e comunidade escolar em
geral. Tem um pequeno círculo de amizade, tanto na sala de aula quanto no
recreio. Demonstra atenção às aulas, embora perceba-se em alguns momentos um
olhar distante ou perdido ao que é desenvolvido na sala. Durante a aula não
conversa com os colegas e bem como, não participa nas discussões dos conteúdos
abordados. Tem apresentado um bom comportamento em todo o período que está na
escola (entrada, aula, recreio e saída).
Percebe-se que tem dificuldades na visão, mas não usa lentes para auxiliá-la.
Convém ressaltar que esta aluna faz parte da Sala de Recursos nesta unidade de
ensino.
Maceió 15 de junho de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário