Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

sábado, 27 de junho de 2015

Avaliação Pedagógica - exemplo 4

ESCOLA MUNICIPAL DOM MIGUEL FENELON CÂMARA
Profª Marli Santana
Data: 16/05/12

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

Aluno: C.E.S.S.
Data de nascimento:
4º ano B 

O aluno C.E.S.S. tem um bom relacionamento com os colegas de classe e a comunidade escolar em geral, seja nas atividades na sala de aula, no recreio, na entrada ou saída da escola. Neste ano letivo não tem mostrado agressividade em suas atitudes, porém às vezes participa de brincadeiras no recreio (jogo de bola, esconde-esconde, entre outros) os quais devido a sua movimentação intensa ocasionalmente ocorram algum “conflito”.
Quanto à regularidade às aulas não tem sido tão assídua em alguns momentos deste ano letivo. Segundo relato dos colegas de classe ele é visto no horário de ir à escola com o fardamento escolar, no entanto, não desce do transporte coletivo ou então é visto na mesma situação a pé na redondeza da escola. Quando questionado pela professora destes fatos ele argumenta que o motorista não quis parar no ponto próximo da escola ou não tinha caderno, pois tinha esquecido na casa de um parente. Devido a este último motivo à professora argumentou que seria providenciado um material provisório, mas que não faltasse a aula. Convém ressaltar que estes acontecimentos foram comunicados a mãe da criança.
Com respeito à aprendizagem o aluno está em evolução dos conceitos da escrita e da leitura, ou seja, lê e escreve com certa dificuldade. No entanto, ele não recusa em participar nas atividades em grupo, como por exemplo, no jogral de um texto, mesmo que leia lentamente. Devido a estas dificuldades  o aluno foi selecionado para um apoio pedagógico duas vezes por semana no horário contrário ao ensino regular. Por outro lado, percebe-se que procura executar as suas atividades sem copiar de um colega e ao realizar as produções escritas pensa em quais palavras ou letras irá utilizar.
Outro fator que contribui para o aluno ser lento em concluir suas tarefas de classe é por muitas vezes estar envolvido em seus pensamentos, desligado do que ocorre ao seu redor. Também se distrai com facilidade, gosta de conversar e até ir a outro colega distante de sua mesa. Mas quando advertido pela professora sobre estes aspectos ele acata imediatamente.

Nas discussões na aula às vezes ele participa contando algum fato relacionado à aula e em outros momentos só participa quando solicitado. No que se refere ao seu material escolar ele não tem uma preocupação em organizá-lo, bem como a sua caligrafia não está bem estruturada e tem muita dificuldade em respeitar as linhas e  obedecer a sequencia das atividades de cada dia. Geralmente não realiza a lição de casa.

Nenhum comentário: