Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

sábado, 21 de maio de 2011

PINTURA ABSTRATA E FIGURATIVA ( Retrospectiva)

Escola Dom Miguel Fenelon Câmara
2ª série B  - 2009               Profª Marli

PINTURA ABSTRATA E FIGURATIVA
(Retrospectiva)


ORIGEM DO TRABALHO:
Inquietação da professora em desejar oferecer algo diferente aos alunos em Arte.
Formação continuada na Semed (2005).
Acrescentar e/ou enriquecer a cada ano letivo o trabalho pedagógico.

OBJETIVOS:
Trazer à tona aos alunos a sensibilidade e a percepção ao observar a Arte com um novo olhar à sua realidade.
Levar o aluno a perceber-se como um artista, bem como os seus colegas com suas variações artísticas.
Entender que a leitura do mundo vai além dos contidos nos livros.
Conhecer algumas expressões artísticas e fazer uma releitura.
Perceber algumas características comuns em uma tela (textura, nome à tela e do autor, moldura, exposição)
Elevar a auto-estima do aluno ao produzir as suas telas e expô-las ao público.

DESENVOLVIMENTO:
Exposição de lâminas com contexto histórico (pinturas rupestres, esculturas de povos antigos, pinturas figurativas e abstratas)
Cores primárias, secundárias, terciárias, neutras, quentes e frias (lápis de cor ou giz cera a figuras)
Produção de tela: pintura abstrata com figuras geométricas (tinta guache)
Nomes às telas. Moldura. Exposição.
Produção de tela: pintura figurativa com tinta guache.
Nomes às telas. Moldura. Exposição.
Textura com lápis de cor (degradée). Pontilhismo (hidrocor, cola colorida): colagem com folhas desidratadas.
Simetria com guache e recorte.

ARTISTAS TRABALHADOS:
Michelangelo (lâminas com alguns trabalhos: pintura e escultura)
Leonardo da Vinci (biografia, Mona Lisa, releitura)
Tarsila do Amaral (biografia, Auto-retrato, releitura, Abaporu)
Rosalvo Ribeiro (biografia, obras, Sans-Souci, releitura)

VISITA AOS MUSEUS:
Pierre Chalita
Floriano Peixoto
Théo Brandão






Nenhum comentário: