Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

sábado, 27 de junho de 2015

Avaliação Pedagógica - exemplo 4

ESCOLA MUNICIPAL DOM MIGUEL FENELON CÂMARA
Profª Marli Santana
Data: 16/05/12

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

Aluno: C.E.S.S.
Data de nascimento:
4º ano B 

O aluno C.E.S.S. tem um bom relacionamento com os colegas de classe e a comunidade escolar em geral, seja nas atividades na sala de aula, no recreio, na entrada ou saída da escola. Neste ano letivo não tem mostrado agressividade em suas atitudes, porém às vezes participa de brincadeiras no recreio (jogo de bola, esconde-esconde, entre outros) os quais devido a sua movimentação intensa ocasionalmente ocorram algum “conflito”.
Quanto à regularidade às aulas não tem sido tão assídua em alguns momentos deste ano letivo. Segundo relato dos colegas de classe ele é visto no horário de ir à escola com o fardamento escolar, no entanto, não desce do transporte coletivo ou então é visto na mesma situação a pé na redondeza da escola. Quando questionado pela professora destes fatos ele argumenta que o motorista não quis parar no ponto próximo da escola ou não tinha caderno, pois tinha esquecido na casa de um parente. Devido a este último motivo à professora argumentou que seria providenciado um material provisório, mas que não faltasse a aula. Convém ressaltar que estes acontecimentos foram comunicados a mãe da criança.
Com respeito à aprendizagem o aluno está em evolução dos conceitos da escrita e da leitura, ou seja, lê e escreve com certa dificuldade. No entanto, ele não recusa em participar nas atividades em grupo, como por exemplo, no jogral de um texto, mesmo que leia lentamente. Devido a estas dificuldades  o aluno foi selecionado para um apoio pedagógico duas vezes por semana no horário contrário ao ensino regular. Por outro lado, percebe-se que procura executar as suas atividades sem copiar de um colega e ao realizar as produções escritas pensa em quais palavras ou letras irá utilizar.
Outro fator que contribui para o aluno ser lento em concluir suas tarefas de classe é por muitas vezes estar envolvido em seus pensamentos, desligado do que ocorre ao seu redor. Também se distrai com facilidade, gosta de conversar e até ir a outro colega distante de sua mesa. Mas quando advertido pela professora sobre estes aspectos ele acata imediatamente.

Nas discussões na aula às vezes ele participa contando algum fato relacionado à aula e em outros momentos só participa quando solicitado. No que se refere ao seu material escolar ele não tem uma preocupação em organizá-lo, bem como a sua caligrafia não está bem estruturada e tem muita dificuldade em respeitar as linhas e  obedecer a sequencia das atividades de cada dia. Geralmente não realiza a lição de casa.

Avaliação Pedagógica - exemplo 3

ESCOLA MUNICIPAL DOM MIGUEL FENELON CÂMARA
Profª Marli Santana                               Data: 03/09/10

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

Aluna: N.S.S.S.
Data de nascimento:
 4º ano B  

 A aluna N.S.S.S. tem um bom rendimento escolar em todas as disciplinas. Tem senso de liderança nos trabalhos em grupo, é criativa, tem uma boa visão de mundo nas discussões em sala de aula, é solidária em compartilhar os seus materiais, é caprichosa em suas atividades e material escolar, sensível em perceber as dificuldades dos colegas, por exemplo, se alguém está chorando ou se machucou, entre outros.
No entanto, ela sempre busca a atenção individualizada em todos os momentos, principalmente quando um assunto escolar é novo. Algumas vezes chega a gritar quando a professora está atendendo outro aluno. No caso, ela quer ser a primeira a ser atendida. Está sempre interrompendo a fala dos colegas nas discussões na aula.Tem que estar sempre lembrando as regras de convivência, de esperar a sua vez de atendimento. Muitas vezes ela se aborrece e às vezes chega a chorar. As atividades com um pouco mais de desafios, se acha incapaz, por dizer que não sabe. Na maioria das vezes não quer enfrentar o desafio sozinha e alguns momentos só necessita ler em voz alta para a professora, e já encontra a compreensão da proposta da atividade. Quando é dito que ela é capaz, fica aborrecida, mas termina executando e de forma correta.
Costuma se distrair com muita facilidade. Gosta muito de conversar durante a aula, principalmente durante as explicações, dificultando assim a compreensão dos assuntos. È com muita freqüência ela pergunta o já foi dito há poucos minutos. Ao se desentender com os colegas costuma falar palavrões ou fazer gestos indevidos com finalidade de ofender. Tem uma boa persuasão ao se defender e faz questionamentos para ser convincente.
Por outro lado, a avó materna é muito presente nas reuniões escolares ou quando é chamada à escola. A mãe só compareceu a uma reunião, no caso, no ano letivo passado. Convém ressaltar que a professora atual é a mesma do ano anterior.


Avaliação Pedagógica - exemplo 2

ESCOLA MUNICIPAL DOM MIGUEL FENELON CÂMARA
Profª Marli Santana

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

Aluno: A.O.S.
Data de nascimento: 
 4º ano B  
                    É um aluno que apresenta um razoável desempenho em suas atividades desde que o proporcionem condições favoráveis de aprendizagem. Por exemplo, o professor deve estar atento em dar uma atenção individualizada, principalmente quando se refere a um conteúdo novo em sala de aula. Enquanto a turma compreende o novo, ele fica envolvido em outras atividades ou perdido em seus pensamentos. Ele precisa sempre do apoio de outro, na maioria das vezes da professora ou de um colega próximo.
A desatenção é constante, ouve, porém não escuta, é confuso em suas respostas quando a professora está dando um suporte pedagógico. Tem dificuldade em permanece sentado, no caso, muitas vezes fica em pé ao lado de sua cadeira mexendo os pés, mãos ou o corpo em geral. É impulsivo na escola: fala alto, tem inquietação quando espera a sua vez, e por estes elementos e por apontar as “falhas” dos colegas tem dificuldade de relacionar-se e inclusive em trabalhar em grupo.
               Convém ressaltar, que houve uma pequena melhora nestes aspectos porque a professora (a mesma do ano letivo anterior) tem procurado trabalhar numa perspectiva que o aluno perceba que suas ações afetam o coletivo, uma vez que vivemos em sociedade. Este ano percebe-se que o aluno está procurando organizar seu material escolar e bem como, a desenvolver sua aprendizagem ao tentar participar em todo trabalho escolar. No entanto, nota-se que a desatenção é involuntária, e consequentemente não consegue desenvolver suas atividades pedagógicas plenamente, precisa sempre de um apóio individualizado quando é algo novo ou demora mais que o necessário para concluir uma atividade que já é do conhecimento do aluno.           

Avaliação Pedagógica - exemplo 1

ESCOLA MUNICIPAL DOM MIGUEL FENELON CÂMARA
Profª  Marli Santana

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA
Aluna: F.S.C.
Data de nascimento: 
4º ano B  

Embora a aluna esteja no 4º ano não adquiriu ainda os conceitos básicos do letramento tanto no campo da Linguagem quanto de Matemática, e as outras áreas do saber, ou seja, está em fase de aprendizagem, na assimilação e fixação dos conteúdos. Isto foi percebido a partir da avaliação diagnóstica do início do ano letivo nestas áreas do conhecimento. Convém ressaltar que iniciamos o ano letivo em meados de março e tivemos uma greve de cerca de 40 dias e retomamos as atividades dia 11 do corrente mês.
A partir deste diagnóstico pedagógico levando em conta a leitura, a escrita e conceitos matemáticos percebeu-se que a aluna não reconhece todas as letras do alfabeto; tem prontidão em realizar produções de textos, no entanto, não faz correspondência entre fonemas e grafemas; no começo das aulas ainda escrevia com seu nome com letra bastão, mas com auxílio de ficha o faz com letra cursiva; está ainda em processo a compreensão da numeração do sistema decimal e consequentemente a sua utilização nas operações matemáticas; e quanto as demais áreas do conhecimento percebe-se uma considerável dificuldade de assimilá-los.
Percebe-se pela assiduidade as aulas e pela prontidão em realizar as atividades da sala que a aluna tem vontade em aprender e em participar em todas as atividades, quer seja individual, dupla ou em grupo, (mesmo que não atenda as expectativas propostas para um 4º ano). Além disso, sempre traz seu material escolar programado para o dia, como por exemplo, os livros didáticos segundo o horário das aulas dados no início do ano.
É tímida, porém, relaciona-se bem com os colegas e comunidade escolar em geral. Tem um pequeno círculo de amizade, tanto na sala de aula quanto no recreio. Demonstra atenção às aulas, embora perceba-se em alguns momentos um olhar distante ou perdido ao que é desenvolvido na sala. Durante a aula não conversa com os colegas e bem como, não participa nas discussões dos conteúdos abordados. Tem apresentado um bom comportamento em todo o período que está na escola (entrada, aula, recreio e saída).
Percebe-se que tem dificuldades na visão, mas não usa lentes para auxiliá-la. Convém ressaltar que esta aluna faz parte da Sala de Recursos nesta unidade de ensino.

Maceió 15 de junho de 2015.