Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

sábado, 23 de outubro de 2010

PROJETO BAIRROS DE MACEIÓ


Professoras: Eliziane Terêncio
                    Marli Santana


O desenvolvimento do Projeto Bairros de Maceió foi realizado com as turmas do 4º ano A e 5º ano A da Escola Estadual Rosalvo Ribeiro. Podemos afirmar que foi bem satisfatório apesar de alguns entraves no seu percurso. Entretanto, isto não foi surpresa para nós diante do contexto que nos encontramos. Por isso, fizemos algumas alterações no projeto para facilitar o seu andamento e otimizar  tempo, o qual era pouco e precioso para nós, pois tínhamos outras atividades deste curso.
Apresentamos o projeto e percebemos que foi muito bem aceito pelos alunos. Fizemos um levantamento dos conhecimentos prévios de informática e a minoria tem o acesso ou conhecimento nesta área. Assim notamos que devíamos buscar alternativas para contornar esta questão e bem que outras que surgiriam.
Aproveitando as curiosidades expostas pelos alunos elaboramos com eles um pequeno questionário que serviria de base para entrevista a um morador antigo de seu bairro. Entre os entrevistados estavam vários avós de nossos alunos então, aproveitamos e registramos com uma fotografia algumas entrevistas. Foi bem interessante, pois descobrimos a maioria estão no mesmo bairro desde que saiu de interior do estado, isto há 20 a 40 anos atrás. Neste mesmo dia socializamos postais de cerca de 20 anos atrás de Maceió, os quais possibilitaram demonstrar as mudanças na cidade, nos meios de transportes, na orla marítima, entre outros.
Na próxima aula, fomos à sala de vídeo onde apresentamos slides de Maceió antigo, alguns com data de mais de 100 anos, outros da década de 20 e muitos da década de 50 do século passado. Em alguns slides estavam escrito estes dados, bem como as atividades que estavam sendo realizadas ou que eram comuns neste período. Em dados momentos alguns slides apresentavam sequencialmente o mesmo local no passado e no presente, dando assim condições de os alunos perceberem claramente as modificações do homem neste meio.
Foi bem interessante porque iniciamos com o bairro de Bebedouro, o qual está situada a nossa escola e os alunos nele residem ou nos bairros circunvizinhos. Dessa forma, percebemos o envolvimento dos alunos em identificar aspectos ainda existentes ou não, como por exemplo, construções, condições ambientais no Rio Silva e Lagoa Mundaú. Além disso, destacamos a arquitetura predominante neste período, os meios de transportes, o vestuário das pessoas, as festas populares, a horticultura existente, entre outros aspectos. Com respeito à horticultura que existia neste bairro exploramos que esta cultura não existe mais neste território e a modificação do trabalho braçal do passado para a mecanização nos nossos dias.
Outro bairro bem destacado foi o de Jaraguá. Foi bem aproveitado o depoimento de um dos alunos que já morou neste bairro. Ele passou a dizer o que permanecia ou que tinha sofrido modificações. Resgatamos o contexto histórico do bairro e mais uma vez destacamos os detalhes da arquitetura, os tipos de ruas, de calçamentos, de iluminação pública, com o intuito de valorizar os elementos históricos que permanecem ao longo do tempo e permitem-nos visualizar um pouco o passado de nosso povo.
Com os dados coletados na entrevista, bem como em suas próprias observações, elaboramos coletivamente um texto, atentando para as diferenças e semelhanças das estruturas físicas do bairro e estilos de vida de seus moradores.
Com objetivo de incentivar o uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem, solicitamos aos alunos que em dupla ou grupos acessassem a Internet na Lan House (O laboratório da escola continua sem acesso a Internet) buscando conhecimentos sobre os bairros de Maceió, bem como fotos recentes ou antigas dos bairros que chamaram mais atenção. Com o material coletado produzimos um painel e promovemos a socialização do mesmo com o restante da escola.

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