Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PROJETO PINTURA ABSTRATA E PINTURA FIGURATIVA

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM MIGUEL FENELON CÂMARA

PROJETO DE ARTE: PINTURA ABSTRATA E PINTURA FIGURATIVA



JUSTIFICATIVA

A Arte tem acompanhado o homem ao longo de sua história como um registro do seu cotidiano ou como meio de expressar sua inquietação, sensibilidade, criatividade, diversidade, questionamento ao que ocorre ao seu redor. Esta linguagem deve ser lida e compreendida pelos nossos alunos, pois o letramento vai bem além codificação e decodificação de palavras, mas a significação e/ ou a ressignificação dos vários segmentos da Arte: Artes Plásticas, Literatura, Dramaturgia e Música.
Por meio da Arte é possível elevar a sensibilidade próprio do ser humano, no entanto, não valorizado em nossa atual sociedade e infelizmente no contexto que estão inseridos nosso alunos. Diante deste contexto, este projeto surge com a necessidade de possibilitar aos alunos a apreciação de criações artísticas, bem como a situações pedagógicas que conduzam ao respeito a diversidade de criação e a elevação da auto-estima do aluno como ser criador e inovador.
Este projeto se concentrará nas Pinturas Abstratas e Figurativas em seu contexto histórico trazendo como exemplos de artistas plásticos conceituados em nossa cultura tais como: Michelangelo, Leonardo da Vinci, Tarsila do Amaral e o alagoano Rosalvo Ribeiro. Também visa contemplar visitas a museus de Arte de nossa cidade como Pierre Chalita, Floriano Peixoto e Théo Brandão.

OBJETIVOS

  • Trazer à tona aos alunos a sensibilidade e a percepção ao observar a Arte com um novo olhar à sua realidade.
  • Levar o aluno a perceber-se como um artista, bem como os seus colegas com suas variações artísticas.
  • Entender que a leitura do mundo vai além dos contidos nos livros.
  • Conhecer algumas expressões artísticas e fazer uma releitura.
  • Perceber algumas características comuns em uma tela (textura, nome à tela e do autor, moldura, exposição)
  • Elevar a auto-estima do aluno ao produzir as suas telas e expô-las ao público.

ÁREAS DO CONHECIMENTO:
·         Arte
·         História
·         Ética
·         Língua Portuguesa
·         Matemática

TEMPO PREVISTO:
Um semestre.

CULMINÂNCIA:
Este projeto será dividido em duas culminâncias, uma vez que seguirá por dois vieses, isto é, Pintura Abstrata e Pintura Figurativa. Ao concluir cada etapa será feito uma exposição dos trabalhos individuais dos alunos para a escola e/ou a família.

AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo o aluno será avaliado pela sua participação, criatividade, oralidade, organização, mudança ou não da postura com a diversidade de criação de seu semelhante, construção de valores estéticos e éticos.



DESENVOLVIMENTO

1ª AULA:
Exposição de lâminas em retroprojetor com contexto histórico (pinturas rupestres, esculturas de povos antigos, pinturas figurativas e abstratas)

2ª AULA:
Cores primárias, secundárias, terciárias. Pintura de figuras geometrias com após de cor ou giz cera.

3ª AULA:
Cores neutras, quentes e frias. Pintura de paisagens com lápis de cor ou giz cera.

4ª AULA:
Conceito de Pintura Abstrata e Pintura Figurativa. Diferenciação. Contexto histórico.

5 ª a 8ª AULA: Conhecimento de algumas técnicas utilizadas pelos artistas: textura com lápis de cor (degradée); pontilhismo (hidrocor, cola colorida); colagem com folhas desidratadas e simetria com guache e recorte.

9ª a 10ª AULA:
 Inicio da produção de tela: Pintura Abstrata com figuras geométricas (tinta guache).

11ª AULA:
Explanação sobre a importância dos nomes atribuídos às telas. Relaxamento com música instrumental. Cada aluno nomeia a tela produzida.

12ª AULA:
Confecção das molduras com folha guache ou Carmem.

13ª AULA:
 Exposição das telas no pátio da escola. Explanação dos alunos do processo da aprendizagem.

14ª AULA:
Exposição com contexto histórico sobre Michelangelo (lâminas com alguns trabalhos: pintura e escultura).

15ª AULA:
Texto informativo Leonardo da Vinci (biografia). Análise textual. Interpretação oral. Conhecer aspectos históricos sobre Mona Lisa. Análise da tela. Releitura. Produção individual

16ª AULA:
Biografia de Tarsila do Amaral. Análise e discussão. Análise da tela Auto-retrato I. Aluno faz seu auto-retrato.

17ª AULA:
Contexto histórico da tela Abaporu de Tarsila do Amaral. Releitura. Trabalho individual.

18ª AULA:
Biografia do pintor alagoano Rosalvo Ribeiro. Discussão a partir de texto informativo. Análise da tela Sans-Souci. Releitura. Trabalho individual.

19ª AULA:
Visita aos museus Pierre Chalita, Floriano Peixoto e Théo Brandão, os quais contêm telas de Pintura Abstrata e Figurativa. O museu Floriano Peixoto possui várias obras de Rosalvo Ribeiro inclusive a trabalhada em sala como releitura.

20ª a 21ª AULA:
Início da produção individual de tela de Pintura Figurativa com tinta guache em papel 40 Kg..

22ª AULA: Nomes às telas produzidas. Confecção da moldura com papel Carmem ou guache.

23ª AULA: Exposição das telas no pátio para comunidade escolar e/ou família. Socialização do processo de aprendizagem.



Nenhum comentário: