Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PROJETO SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA


ESCOLA ESTADUAL ROSALVO RIBEIRO (extensão Santo Antônio)

PROJETO SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA

JUSTIFICATIVA:
A sexualidade é um aspecto natural do ser humano, sendo despertado comumente na adolescência. Entretanto, tendo em vista os estímulos externos (contexto social, mídia, etc.) e internos (biológicos) estes aspectos tem conduzido ao nosso alunado a cada ano o florescimento da sexualidade mais precocemente.
Diante deste contexto, percebemos a necessidade de abordar este tema objetivando esclarecê-lo aos alunos, possibilitando o avanço de seu conhecimento de senso comum para o científico, e daí, construir uma base que possibilitem reflexão, atitudes ao se confrontar com esta nova faceta em sua vida.

OBJETIVO GERAL: Compreender a sexualidade como inerente ao ser humano, mas que se exige responsabilidade ao conduzi-la em sua vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer o sistema reprodutor masculino e feminino.
Perceber a higiene pessoal como uma particularidade necessária da vida sexual.
Desenvolver o respeito à opção sexual do indivíduo.
Identificar os métodos contraceptivos comuns em nossa sociedade.
Conhecer as DSTs mais presentes em nosso meio, suas manifestações e conseqüências para o se humano.
Sensibilizar e conscientizar os alunos sobre como suas ações requerem responsabilidades.

METODOLOGIA:
O procedimento metodológico deste projeto teve como critérios o avanço da aprendizagem, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, ampliando sua visão de mundo, possibilitando a construção de uma nova postura frente aos novos saberes.
Para atingir tais objetivos serão utilizados como instrumentos didáticos: leitura compartilhada, interpretação oral e dramatização; interpretação dos alunos por meio de desenhos; socialização, cruzadinhas, caça- palavras; jogo da forca,  leitura individual, textos informativos,  discussão, cartazes, palestras de profissionais, entre outros.

AVALIAÇÃO:
A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, onde serão observados nos alunos alguns itens como: envolvimento, interesse dos alunos, participação, questionamento, criatividade, assiduidade, produção oral e escrita, interesse em ouvir e ler textos informativos, a postura construída diante do novo conhecimento e as produções individuais e coletivas.

Nenhum comentário: