Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

TRABALHOS TEMÁTICOS: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS


TRABALHOS TEMÁTICOS

Tendo por objetivo possibilitar uma aprendizagem significativa para os alunos tem que se levar em conta o nível de aprendizagem que eles encontram (Piaget), no caso, dos meus alunos da 2ª série em 2009, eles se encontravam no estágio concreto necessitando de atividades pedagógicas que os levassem a construção de hipóteses e assim estruturasse o seu conhecimento. Além disso, haveria a necessidade da interação com o outro (Vygotsky) e daí, avançar em seu desenvolvimento para outras aprendizagens (ZDP). Somando a estes fatores, há a necessidade do movimento (Wallon) conduzindo a interação do objeto e do outro.
Diante deste contexto teórico, foi desenvolvido com esta turma alguns Trabalhos Temáticos: A Germinação, O Ecossistema por meio de um terrário, Maquete da sala de aula e Jogos Matemáticos. A partir desses trabalhos os alunos acompanharam o desenvolvimento gradual de uma germinação de uma semente de feijão; observaram à interdependência dos seres vivos (plantas, animais) com a água, luz solar, ar, solo (camadas diferentes), entre outros. Com a maquete conduziu a noção cartográfica, ao produzirem com sucata (caixa de sapato, de fósforo, de remédios, palitos, entre outros materiais). Os jogos matemáticos a partir de Material Dourado, tampas de garrafas pet, cartelas, palitos de fósforo, fichas, entre outros conduziram a compreensão do Sistema Decimal.
Há uma grande necessidade de partir do concreto para construir uma base para o pensamento abstrato. Este ano 2010 acompanho a mesma turma na 3ª série/4º ano, e constantemente faço menção destas atividades do ano anterior para eles perceberem que há uma continuidade em sua aprendizagem. Costumo dizer que é como um quebra-cabeça que devemos ajuntar as peças para dar um sentido ao que estamos montando. E com certeza a aprendizagem fica prazerosa e significativa e consequentemente constrói uma base para futuras aprendizagens.

Nenhum comentário: