PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS
QUESTIONAMENTO:
- Todo projeto é interdisciplinar?
- É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Todo projeto não é interdisciplinar, pois para isto o conhecimento deveria perpassar nas áreas que fossem necessárias para atender a necessidade proposta no projeto. Muitas vezes o que se tem visto nas escolas são disciplinas junta postas onde seus “criadores” planejam que disciplinas serão contempladas. Às vezes escuta-se nas escolas: “Quais as disciplinas que se podem trabalhar neste projeto?” Como resposta começa-se a criar situações pedagógicas para que assim possam-se elencar várias disciplinas. O que acontece desse modo é um “engessamento ou camisa-de-força” no projeto, com diz Maria Elizabete de Almeida.
No caso, as áreas do conhecimento devem atender a solução de certos problemas, responderem a questionamentos, a obtenção de olhar o mesmo objeto de pesquisa de vários ângulos. Pode-se iniciar com um tema em determinada área e buscar elementos que estão implícitos em outras áreas para contextualizar, aprofundar a compreensão do problema e nas alternativas de sua solução. Neste contexto, o pesquisador naturalmente vê o problema e a possível solução em prismas diferentes e não por disciplinas isoladas.
Creio que o entrave na elaboração de um projeto multidisciplinar é a formação do professor, uma vez que historicamente o conhecimento é fragmentado e sem perceber os que elaboraram projetos repetem uma visão do saber que já está cristalizado. No momento, devemos mudar esta postura profissional, a qual já foi comprovada que não mais atende as nossas expectativas e tão pouco de nossos alunos. Isto é, se desejamos possibilitar na sala de aula o desenvolvimento de sujeitos pesquisadores, questionadores, produtores de seu conhecimento para interferir no meio que estão inseridos.
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