1-Identificação do local:
Este projeto ocorreu em uma escola da rede municipal Escola de Ensino Fundamental Dom Miguel Fenelon Câmara, em uma turma de 30 alunos, do 4º ano, elaborado e realizado pela professora regente e a colaboração da coordenadora da escola e de ajudas eventuais de alguns profissionais da escola. As áreas de conhecimentos contempladas foram: Arte, História, Arte, História, Geografia, língua Portuguesa, Matemática, Ética e Pluralidade Cultural.
2-- Título do projeto: Tarsila do Amaral
3- Características do Projeto: Interdisciplinar. Tendo como ponto de partida do campo do conhecimento da Arte, buscou-se um aprofundamento em entre outras áreas do saber, permitindo uma compreensão mais completa sobre o tema proposto.
4- Descrição geral
Este trabalho foi em continuidade do Projeto de Arte Pintura Abstrata e Pintura Figurativa, uma vez que a professora acompanhou a turma para o ano letivo seguinte. Com intuito de desenvolver o gosto pela Arte, acompanhando o seu processo evolutivo da pintura diante da sociedade, escolheu-se Tarsila do Amaral que bem representa a incisão da cultural européia e valorização da cultura brasileira. Além disso, o destaque que a artista faz o contexto social possibilitando aos alunos o olhar crítico na sociedade tanto nos dias da produção das telas quanto nos dias atuais.
5- Tecnologias utilizadas
· Livro paradidático “ Encontro com Tarsila “ de Cecília Aranha e Rosane Acedo.
· Telas da artista plástica.
· Projeção de slides.
· Vídeo: Entrevista com Tarsila do Amaral.
· Fotos da artista em várias fases de sua vida.
· Artigos de jornais ou revistas sobre a importância da pintora.
· Textos informativos com o contexto histórico das telas: movimentos estéticos e sociais.
· Objetos criados com o tema Tarsila (copos decorativos).
· Tinta guache, lápis de cor, releitura da tela em monocromia e policromia.
6- Comentários
O resultado da aplicação do projeto foi bem positivo. Houve uma grande aprendizagem tanto pela professora quanto pelos alunos. Destes últimos, percebeu-se uma mudança de conduta ao respeitar as produções dos colegas, a compreensão das técnicas de pintura aplicadas, bem como a identificação das fases do trabalho da artista, a percepção dos valores culturais e sociais que Tarsila queria demonstrar em seu trabalho artístico. Isto foi bem visível na última projeção de slides quando a professora fez perguntas pertinentes ao projeto desenvolvido como uma revisão (principalmente aos detalhes que Tarsila do Amaral queria destacar), e as respostas foram acima das expectativas. Convém ressaltar que nesta escola não há laboratório de informática, entretanto, os alunos buscaram alternativas de pesquisa na internet, não a pedido da professora, mas por sua curiosidade. Outros traziam folhas de livros didáticos velhos que destacavam uma tela da Tarsila, e ainda outros comentavam uma reportagem ou comercial na TV que abordou algo relacionado ao projeto. Neste contexto, percebeu-se que houve uma aprendizagem significativa e prazerosa e um suporte para outros momentos de aprendizagem quer na escola como fora dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário