Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PROJETO TARSILA DO AMARAL: REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO


1-Identificação do local:
Este projeto ocorreu em uma escola da rede municipal Escola de Ensino Fundamental Dom Miguel Fenelon Câmara, em uma turma de 30 alunos, do 4º ano, elaborado e realizado pela professora regente e a colaboração da coordenadora da escola e de ajudas eventuais de alguns profissionais da escola. As áreas de conhecimentos contempladas foram: Arte, História, Arte, História, Geografia, língua Portuguesa, Matemática, Ética e Pluralidade Cultural.

2--      Título do projeto: Tarsila do Amaral

3-      Características do Projeto: Interdisciplinar. Tendo como ponto de partida do campo do conhecimento da Arte, buscou-se um aprofundamento em entre outras áreas do saber, permitindo uma compreensão mais completa sobre o tema proposto.

4-      Descrição geral
Este trabalho foi em continuidade do Projeto de Arte Pintura Abstrata e Pintura Figurativa, uma vez que a professora acompanhou a turma para o ano letivo seguinte. Com intuito de desenvolver o gosto pela Arte, acompanhando o seu processo evolutivo da pintura diante da sociedade, escolheu-se Tarsila do Amaral que bem representa a incisão da cultural européia e valorização da cultura brasileira. Além disso, o destaque que a artista faz o contexto social possibilitando aos alunos o olhar crítico na sociedade tanto nos dias da produção das telas quanto nos dias atuais.
5- Tecnologias utilizadas
·         Livro paradidático “ Encontro com  Tarsila “ de Cecília Aranha e Rosane Acedo.
·         Telas da artista plástica.
·         Projeção de slides.
·         Vídeo: Entrevista com Tarsila do Amaral.
·         Fotos da artista em várias fases de sua vida.
·         Artigos de jornais ou revistas sobre a importância da pintora.
·         Textos informativos com o contexto histórico das telas: movimentos estéticos e sociais.
·         Objetos criados com o tema Tarsila (copos decorativos).
·         Tinta guache, lápis de cor, releitura da tela em monocromia e policromia.

6-      Comentários
O resultado da aplicação do projeto foi bem positivo. Houve uma grande aprendizagem tanto pela professora quanto pelos alunos. Destes últimos, percebeu-se uma mudança de conduta ao respeitar as produções dos colegas, a compreensão das técnicas de pintura aplicadas, bem como a identificação das fases do trabalho da artista, a percepção dos valores culturais e sociais que Tarsila queria demonstrar em seu trabalho artístico. Isto foi bem visível na última projeção de slides quando a professora fez perguntas pertinentes ao projeto desenvolvido como uma revisão (principalmente aos detalhes que Tarsila do Amaral queria destacar), e as respostas foram acima das expectativas. Convém ressaltar que nesta escola não há laboratório de informática, entretanto, os alunos buscaram alternativas de pesquisa na internet, não a pedido da professora, mas por sua curiosidade. Outros traziam folhas de livros didáticos velhos que destacavam uma tela da Tarsila, e ainda outros comentavam uma reportagem ou comercial na TV que abordou algo relacionado ao projeto. Neste contexto, percebeu-se que houve uma aprendizagem significativa e prazerosa e um suporte para outros momentos de aprendizagem quer na escola como fora dela.

Nenhum comentário: