PROJETO CÂNDIDO PORTINARI
1- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DOM MIGUEL FENELON CÂMARA
Público alvo: 4º ano B
Total: 30 alunos
2- DEFINIÇÃO DO TEMA
Em suas telas são retratadas uma ampla visão com respeito à diversidade cultural e étnica do povo brasileiro, a problemática social, entre outros. Além disso, este artista passou por fases evolutivas, tais como, natureza-morta, paisagem e figura humana durante as décadas 30 a 50 do século passado, trabalhos estes que irão ampliar a compreensão estética dos alunos.
3- JUSTIFICATIVA
A Arte tem sido trabalhada de forma equivocada nas escolas, não explorando os seus segmentos como pintura, música, dramaturgia, entre outros. Entretanto, a Arte é um campo do conhecimento que eleva a auto-estima, desperta a sensibilidade, aguça o senso crítico diante da realidade, valoriza as diversidades, desenvolve valores éticos, entre outros.
4- OBJETIVO GERAL
Conhecer a variação estética da obra de Cândido Portinari desenvolvendo um olhar crítico social.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conhecer a biografia do artista.
· Desenvolver o senso crítico;
· Despertar a apreciação para a Arte partindo da pintura para outras vertentes.
· Entender que cada ser humano tem estilo de expressão artística.
· Valorizar e respeitar a nossa cultura artística.
· Possibilitar a comparação do contexto histórico das telas com a realidade social contemporânea
· Identificar as características das variações estéticas: natureza-morta, paisagem e figura humana.
· Realizar releituras de algumas obras das três fases do artista (natureza-morta, paisagem e figura humana).
· Perceber as brincadeiras e brinquedos destacados na pintura do artista com os da atualidade.
· Classificar os temas propostos nas produções do artista tais como: brincadeiras infantis, paisagens rurais, cenas de retirantes, trabalhadores rurais, retratos, entre outros.
· Perceber as cores trabalhadas, os temas repetidos e a intencionalidade do artista.
· Elencar os problemas sociais atuais/antigos e os elementos culturais que são ou não percebidos atualmente.
6- CONTEÚDOS
Arte, História, Geografia, Língua Portuguesa, Ética, Pluralidade Cultural: documentário, texto informativo, produção individual (registro), discussão oral, debates. Matemática: Análise simétrica, figuras geométricas.
7- DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
· Arte
· História
· Geografia
· Língua Portuguesa
· Matemática
· Ética
· Pluralidade cultural
8- METODOLOGIA/CRONOGRAMA
Os procedimentos pedagógicos utilizados neste trabalho serão: leitura compartilhada, textos informativos, discussão, documentário, slides, telas de Cândido Portinari, produções individuais de releituras de algumas obras, socialização, entre outros. Estes instrumentos serão desenvolvidos em três meses.
9- RECURSOS
· Telas do artista plástico.
· Projeção de slides em Data-show.
· DVD: Documentário- Imaginário Portinari.
· Textos informativos com o contexto histórico das telas: movimentos estéticos e sociais.
· Tinta guache, lápis de cor, colagens como recursos para a produção da releitura de telas estudadas.
10- REGISTRO DO PROCESSO.
A cada aula com este projeto o aluno fará um registro pessoal (esboço de um relatório). Ao longo do processo a professora fará seu registro destacando pontos positivos e negativos.
11- AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
A avaliação deste projeto será processual e formativa, tendo como intuito a formação do homem nos aspectos estéticos, crítico-social, éticos, entre outros. Estes elementos serão trabalhados e avaliados de acordo com o envolvimento, interesse em ouvir e ler textos informativos, participação, questionamento, criatividade, assiduidade, a mudança de postura com respeito à ética aos trabalhos desenvolvidos pelos colegas de classe e a elevação da auto-estima por o aluno se ver como sujeito-autor.
12- SOCIALIZAÇÃO
Painel com as produções dos alunos. Projeção de slides em Data-Show para a comunidade escolar e familiar.
13- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.portinari.org.br/
http://www.candidoportinari.com.br/
http://casadeportinari.com.br/http://www.terra.com.br/diversao/portinari/biografia.htm
http://casadeportinari.com.br/principal.htm
http://www.culturabrasil.pro.br/portinari.htm
http://www.ig.com.br/paginas/cultura/portinari/
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ndido_Portinari
http://www.candidoportinari.com.br/
http://casadeportinari.com.br/http://www.terra.com.br/diversao/portinari/biografia.htm
http://casadeportinari.com.br/principal.htm
http://www.culturabrasil.pro.br/portinari.htm
http://www.ig.com.br/paginas/cultura/portinari/
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ndido_Portinari
Nenhum comentário:
Postar um comentário