Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PROPOSTA DE PROJETO: CÂNDIDO PORTINARI

PROJETO CÂNDIDO PORTINARI


1-    IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DOM MIGUEL FENELON CÂMARA
Público alvo: 4º ano B     
Total: 30 alunos

2-    DEFINIÇÃO DO TEMA
Em suas telas são retratadas uma ampla visão com respeito à diversidade cultural e étnica do povo brasileiro, a problemática social, entre outros. Além disso, este artista passou por fases evolutivas, tais como, natureza-morta, paisagem e figura humana durante as décadas 30 a 50 do século passado, trabalhos estes que irão ampliar a compreensão estética dos alunos.

3-    JUSTIFICATIVA
A Arte tem sido trabalhada de forma equivocada nas escolas, não explorando os seus segmentos como pintura, música, dramaturgia, entre outros. Entretanto, a Arte é um campo do conhecimento que eleva a auto-estima, desperta a sensibilidade, aguça o senso crítico diante da realidade, valoriza as diversidades, desenvolve valores éticos, entre outros.

4-    OBJETIVO GERAL
Conhecer a variação estética da obra de Cândido Portinari desenvolvendo um olhar crítico social.

5-    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Conhecer a biografia do artista.
·        Desenvolver o senso crítico;
·        Despertar a apreciação para a Arte partindo da pintura para outras vertentes.
·        Entender que cada ser humano tem estilo de expressão artística.
·        Valorizar e respeitar a nossa cultura artística.
·        Possibilitar a comparação do contexto histórico das telas com a realidade social contemporânea
·        Identificar as características das variações estéticas: natureza-morta, paisagem e figura humana.
·        Realizar releituras de algumas obras das três fases do artista (natureza-morta, paisagem e figura humana).
·        Perceber as brincadeiras e brinquedos destacados na pintura do artista com os da atualidade.
·        Classificar os temas propostos nas produções do artista tais como: brincadeiras infantis, paisagens rurais, cenas de retirantes, trabalhadores rurais, retratos, entre outros.
·        Perceber as cores trabalhadas, os temas repetidos e a intencionalidade do artista.
·        Elencar os problemas sociais atuais/antigos e os elementos culturais que são ou não percebidos atualmente.

6-    CONTEÚDOS
Arte, História, Geografia, Língua Portuguesa, Ética, Pluralidade Cultural: documentário, texto informativo, produção individual (registro), discussão oral, debates. Matemática: Análise simétrica, figuras geométricas.

7-    DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
·        Arte
·        História
·        Geografia
·        Língua Portuguesa
·        Matemática
·        Ética
·        Pluralidade cultural

8-    METODOLOGIA/CRONOGRAMA
 Os procedimentos pedagógicos utilizados neste trabalho serão: leitura compartilhada, textos informativos, discussão, documentário, slides, telas de Cândido Portinari, produções individuais de releituras de algumas obras, socialização, entre outros. Estes instrumentos serão desenvolvidos em três meses.  
                                      
9-    RECURSOS
·        Telas do artista plástico.
·        Projeção de slides em Data-show.
·        DVD: Documentário- Imaginário Portinari.
·        Textos informativos com o contexto histórico das telas: movimentos estéticos e sociais.
·        Tinta guache, lápis de cor, colagens como recursos para a produção da releitura de telas estudadas.

10-                      REGISTRO DO PROCESSO.
A cada aula com este projeto o aluno fará um registro pessoal (esboço de um relatório). Ao longo do processo a professora fará seu registro destacando pontos positivos e negativos.

11-                      AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
A avaliação deste projeto será processual e formativa, tendo como intuito a formação do homem nos aspectos estéticos, crítico-social, éticos, entre outros. Estes elementos serão trabalhados e avaliados de acordo com o envolvimento, interesse em ouvir e ler textos informativos, participação, questionamento, criatividade, assiduidade, a mudança de postura com respeito à ética aos trabalhos desenvolvidos pelos colegas de classe e a elevação da auto-estima por o aluno se ver como sujeito-autor.
12-                       SOCIALIZAÇÃO
Painel com as produções dos alunos. Projeção de slides em Data-Show para a comunidade escolar e familiar.
13-                      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Nenhum comentário: