Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ANÁLISE DO PROJETO NA AÇÃO


Projeto: Cândido Portinari
Escola: Dom Miguel Fenelon Câmara
Disciplinas: Arte, Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Sociedade e Cultura, Ética
Ano:
Turma: B
Duração prevista: dois meses

1-    TEMA
O tema Cândido Portinari foi proposto com a finalidade de os alunos compreendessem a Arte em suas várias formas de expressões como a Pintura, a Dramaturgia, a Dança, a Música, a Literatura, entre outros. Estes segmentos possibilitam uma leitura da realidade de diferentes focos, os quais devem ser respeitados e valorizados. Diante deste contexto, percebe-se que com o decorrer deste projeto que os alunos demonstram a sensibilidade ao entender Portinari, como por exemplo: o porquê de escolher certas cores, o motivo de pintar de tamanho exagerado alguns detalhes da obra, o que o artista desejava retratar com determinadas cenas, de onde ele buscou inspiração de sua obra, entre outros. Vale à pena ressaltar que a compreensão destas características foi facilitada porque este projeto foi antecedido pelo Projeto Tarsila do Amaral, o qual proporcionou uma base para o estudo deste tema.

2-    DISCIPLINAS
Entre as disciplinas envolvidas neste projeto observou-se que o PITEC e a Arte, História e Língua Portuguesa estão estreitamente em parceria, principalmente nas pesquisas da professora sobre o artista, com o uso da Internet, a qual foi de suma importância, para obter como, por exemplo, a biografia, as telas selecionadas para estudo, atividades e projetos pedagógicos, entre outros. No que tange aos alunos assistirem ao documentário sobre Portinari, visualizarem a sua terra natal, depoimentos de pessoas ligadas ao artista, conhecerem a casa, a qual é atualmente museu Portinari, possibilitou uma visão da importância do Projeto.

3-    OBJETIVOS
O Projeto Cândido Portinari tem como objetivo elevar a auto-estima dos alunos, despertarem a sensibilidade, aguçar o senso crítico diante da realidade, valorizar as diversidades, desenvolver valores éticos e estéticos, entre outros. Diante deste contexto, o desenvolvimento do projeto tem atingido estas expectativas, pois os tem identificado características estéticas presentes nas telas de Portinari, no caso, o segmento Natureza-Morta; os alunos valorizam suas produções e as dos seus colegas durante a socialização dos trabalhos no painel a cada aula, e, além disso, eles têm a curiosidade de conhecer mais detalhes do artista plástico, fato este percebido ao assistir o documentário e pelas perguntas das próximas etapas do projeto.

4-    AÇÕES
As ações previstas para a professora foram realizadas tais como a pesquisa na Internet como fonte de material para este projeto. Quanto aos alunos, eles assistiram ao documentário Imaginário Portinari, conheceram algumas telas, estudaram texto informativo sobre a biografia do artista plástico, fizeram produções individuais (auto-retrato e tela de Natureza-morta) e discussões orais diante do que era exposto na aula. No presente momento os alunos não leram ainda o Livro Portinari Para Crianças, pois só foi possível consegui-lo há poucos dias. Por motivos pessoais da professora a projeção de slides em Data-Show não foi ainda elaborada, no entanto, está previsto para as próximas aulas. Uma vez que a escola não dispõe de laboratório de informática, os slides têm sido um grande aliado integrado à Data-Show, pois este último permite também a projeção de entrevistas adquiridas pela Internet. Como esta escola não possui Internet a professora ou a Coordenadora levam seu pen drive (3G) para concretizar a atividade programada deste Projeto.

5-    ATITUDES
Percebe-se uma atitude acolhedora quanto ao novo, uma ansiedade para as próximas etapas deste projeto. Eles buscam novas informações sobre o tema em Lan House sem que isto seja exigido pela professora. Isto é positivo visto que Cândido Portinari não era do conhecimento deste público infantil, bem como a qualquer vertente da Arte. Dessa forma, o desejo de aprender possibilita a construção de valores estéticos não apenas do artista em pauta, mas de outros e com a predisposição de valorizar outros segmentos da Arte, bem como as suas variações.

6-    RESUTADOS
Até o momento pode-se dizer que este projeto tem atendido todas as expectativas, pois o ponto central dele é o envolvimento dos alunos com o tema e como já foi declarado neste trabalho isto aconteceu, com mudanças significativas de valores e atitudes. Pode-se acrescentar a isto, o apoio de outras colegas de trabalho por darem sugestões apropriadas, como por exemplo, sobre o auto-retrato, o qual foi diferenciado do projeto de Arte anterior. Inclusive a professora regente deste projeto fará uma alteração no projeto com respeito à releitura: irá propor releitura de personagens de Portinari com argila, expressão artística tão bem retratada por Mestre Vitalino. Dessa forma, será fará uma ponte com a Arte Regional.



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