Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

TRABALHO TEMÁTICO: Biografia de Rosalvo Ribeiro

ESCOLA ESTADUAL ROSALVO RIBEIRO

Biografia: ROSALVO RIBEIRO

Rosalvo Alexandrino de Caldas Ribeiro nasceu em 26 de novembro de 1865 na cidade de Alagoas (atual Marechal Deodoro), único filho varão do capitão da Guarda Nacional de Alagoas, Felipe Ângelo Ribeiro de Britto e de sua esposa D. Josefina Izília de Caldas Ribeiro, a qual era contra-parente do Marechal Deodoro da Fonseca. O pai era fazendeiro que empobreceu com a abolição da escravatura e conseqüente falta de mão-de obra.
Quando a família mudou-se para Maceió, Rosalvo Ribeiro foi matriculado no Colégio Bom Jesus para realizar seu Curso de Humanidades. Aliás, aos trancos e barrancos, pois não se revelou um aluno aplicado, preferindo aos livros desenhar a “crayon”, pessoas e paisagens. Adolescente ainda ficava na loja do marceneiro e torneiro Félix Pereira da Cruz, na rua do Comércio, executando retratos a preços acessíveis.
Uma de suas primeiras obras foi o retrato do Presidente Providencial Dr. Henrique de Magalhães Sales e quando exposto, mereceu elogios unânimes. O governante ficou tão satisfeito que propôs à Assembléia Providencial a Concessão de uma pensão anual de 1.200.000 réis pelo espaço de três anos para que o moço pudesse cursar a Imperial Academia de Belas Artes, na Corte.
No ano seguinte, em 1885, matriculou-se no Liceu Carlos Magno. Foi conquistando a admiração de mestres e colegas, inclusive, ainda no 1º ano seus trabalhos e “crayon” figuraram na Galeria Monarca. Em 1888, havendo terminado brilhantemente o curso, a grande vitória: o primeiro lugar com direito à Medalha  de Ouro, no concurso para uma bolsa de estudos para Paris.
Em Paris, o aperfeiçoamento na Academia de Julien sob a direção de Jules Lefebvre. Concluiu com Bonnat a sua educação artística. Em 1889 casou-se com Irma Eugenie Delalu. Tiveram um único filho conhecido como “Javu”, portador de um retardamento mental e forte miopia.
Rosalvo Ribeiro retornou ao Brasil 12 anos após a sua partida, fixando-se em Maceió. Lamentavelmente, não encontrou o artista a acolhida esperada. Entretanto, neste período dedicou-se ao magistério.
Em face às dificuldades encontradas, contraiu tuberculose, até então incurável. Assim, aos 48 anos morre Rosalvo Ribeiro em 29 de abril de 1915, sendo enterrado no Cemitério Velho em Maceió.
Nas telas de Rosalvo Ribeiro o colorido é geralmente feito na gama da cor vermelha, são tons sóbrios e extremamente discretos, de acordo com os temas que tratava. Entre os seus trabalhos, merece especial destaque aquele intitulado “La charge’, que figurou em 1889 no Salão da Capital francesa.

Texto adaptado de: Um mestre da pintura. (Carlos Rubens)
                                Redescobrindo Rosalvo Ribeiro. (Romeu de Mello Loureiro)
                                Um século de pintura. (Laudelino Freire)


OBRAS



“Avançar”Paris, 1894
“A Sentinela”, Paris, 1894
“O tambor do Regimento”, Paris , 1895
“A Carga [La Charge]”, Paris,1897
“Vista de Paris com o rio Sena”
“Igreja rural da França”
“Vilarejo da Bretanha”
“Rua de Vilarejo da Bretanha”, Paris, 1894
“Ruínas”, Paris, 1894
“Porta de Castelo”, Paris, 1895
“A leitura”, Paris
“Cabeça de índio”, paris, 1890
“Crochet”, Paris, 1892
“Cabeça de Velho Bretão”, Paris, 1893
“No Atelier”, Paris, 1894
“Sans-Souci”, Paris, 1894
“Mendigo Octogenário”, Paris, 1895
“A Forja”, Paris, 1895
“ L’ Innocence”, Paris (foi restaurada)
“A Pastora”, Paris , 1900
“Fauno” (cópia de Rubens), Paris, 1896
“Nu Deitado com Paisagem”, 1912





Nenhum comentário: