Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Currículo desenvolvido na ação ( retrospectiva de uma reflexão do trabalho pedagógico)

Para muitos currículo se detém apenas a um rol de disciplinas de uma grade curricular de uma modalidade de ensino. No entanto, currículo tem uma abrangência bem maior, como afirmam Almeida e Prado, 2008: “... a concepção de currículo que almejamos desenvolver identificamos as características intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados.” (grifo nosso)
Acredito que ao trabalharmos com projetos e quando sofrem modificações a partir de discussões, questionamentos com os alunos, e daí, é realizado uma reelaboração deste plano de aula, o currículo com certeza vai além de uma sucessão de conteúdos. A aprendizagem não ocorre de forma linear, mas sim de forma dinâmica, pois possibilita os alunos interagirem com o conhecimento e eles próprios construírem os seus saberes.
Ao analisar o meu trabalho, sei que tem vários itens a melhorar. Porém, tenho clareza que a intencionalidade e objetivos de minha prática pedagógica devem estar bem presentes. Aliás, tenho a prática de sempre especificar isto aos meus alunos, principalmente aos de 3º ou 4º anos, pois vejo que quando não é realizado fica sem contexto, “solto” para os alunos. Gosto também nestas turmas fazer uma avaliação, ou seja, os alunos expressarem sobre os resultados positivos e negativos do processo de aprendizagem, dando assim embasamento para mim ao próximo momento pedagógico.
Creio que quando o professor tem estes conceitos facilita seu trabalho e está aberto a mudanças. Com certeza, as mídias, as tecnologias serão sempre nossas aliadas. Nestes dois projetos desenvolvidos neste curso (Bairros de Maceió e Trânsito) sei que poderiam ter sido utilizadas outras estratégias, mas devido a fatores que já mencionados inclusive por outros colegas, não foi possível. Contudo, outros trabalhos surgirão e novas oportunidades também, e daí as intenções e objetivos no processo de aprendizagem serão melhores contempladas.

Nenhum comentário: