Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mídias e tecnologias no cotidiano e na formação de professores escolares. (Retrospectiva de uma pesquisa reflexiva)

O homem na sua busca de melhor adequação ao seu meio desenvolveu técnicas para aproveitar melhor os elementos da natureza, tais como a argila, metais, a água, o fogo, entre outros. À medida que os povos se interagiam novas técnicas eram conhecidas ou aprimoradas para melhor conviver com as suas adversidades.
Atualmente desconsideram-se técnicas, como a roda, o papel, os quais já foram absorvidas no cotidiano e se fixa, por exemplo, na tecnologia na área da medicina, aeronáutica, informática, entre outros. No entanto, todos estes são passos importantes para a humanidade, pois é o conhecimento tecnológico acumulado no decorrer da história.
Este conhecimento tem sido muitas vezes divulgado pela mídia, seja por meio de comunicação em massa (jornais, televisão, rádio, cinema) ou hiper mídia (TV interativa, internet, CD ROM). Entretanto, faz-se necessário ser criterioso ao analisar as fontes destas informações, bem como questionar, refletir por diversos ângulos este conhecimento para não ser um simples multiplicador de um formador de opiniões.
Neste contexto, o professor escolar deve utilizar os mecanismos disponíveis da tecnologia para atualizar-se em sua vida pessoal e formação profissional, e consequentemente facilitar o seu trabalho e dar condições de seus alunos conhecerem esses elementos. Principalmente os alunos pertencentes às escolas públicas, pois uma vez que em seu meio de origem há poucas oportunidades e caso haja, não há uma orientação que possibilite ao questionamento, a reflexão, a criticidade ao saber encontrado, para que por fim, transforme em um novo saber adequando às suas necessidades.


Site de pesquisa
http:// wikipedia.org /historia da tecnologia. Em 31/08/08
http:// wikipedia.org /meios de comunicação. Em 31/08/08

Nenhum comentário: