Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projeto Pedagógico Trânsito

Autoras:
Eliziane Terencio e Marli Santana

Local:
Escola Estadual Rosalvo Ribeiro (Extensão Santo Antonio)

Modalidade/ Nível de ensino Fundamental – 4º e 5º anos (ano letivo 2009)
Componentes curriculares: História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Sociedade e Cultura.

  • Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com essa aula.
Os alunos perceberão que o trânsito nas vias públicas não se detém apenas aos veículos, mas eles próprios como pedestres. Todos envolvidos têm os direitos e deveres ao compartilharem o mesmo espaço geográfico. Além disso, os alunos convivem com o trânsito no seu cotidiano, principalmente ao ir à escola, seja caminhando ou utilizando o ônibus coletivo.

  • Duração das atividades

Aproximadamente 7 aulas

  • Conhecimentos prévios

         O professor de conversa informal vai tentar captar os conhecimentos prévios dos alunos, no que diz respeito ao trânsito local, fazendo-os reconhecer os agentes da circulação (pedestres, ciclistas, motoristas, motociclistas e passageiros), a responsabilidade de cada um na divisão e na organização do espaço viário, reconhecer os meios de transportes e locomoção suas diferenças e semelhanças, perceber, conhecer e interpretar as sinalizações básicas.
Com base nas respostas dadas pelos alunos, os professores fazem uma breve explanação acerca dos temas e pede para que eles ao retornar para casa concentrem-se em observar os sinais de trânsito, como as pessoas se comportam nas vias públicas e nos coletivos, como os veículos transitam pelas ruas do bairro, e façam anotações de suas percepções.

Observação: Durante a apresentação do projeto os alunos comentaram sobre o trânsito aéreo e seus acidentes segundo reportagens divulgados pela mídia. Neste contexto resolvemos acrescentar o trânsito aéreo e o marítimo.

  • Estratégias e Recursos da Aula


*      Conversa informal,
*      Realização de pesquisa de campo;
*      Pesquisas em livros, revistas, jornais e internet;
*      Confecção de painéis;
*      Exibição de filme da TV Escola “De onde vem o avião?”;
*      Leitura e interpretação de gráficos e planilhas;
*      Entrevistas com parentes
*      Estudo sobre regras de circulação e conduta em cada papel assumido na circulação com maior foco para os papeis que a criança e o adolescente podem assumir;
*      Atividade de desenho, pintura e produção de texto no laboratório de informática.
*      Dramatização de uma infração das leis de trânsito terrestre.

  • Motivação

Trabalhar os direitos e deveres que as crianças têm no trânsito, fazendo com que os alunos percebam e analisem os problemas, situações e acontecimentos dentro de um contexto (bairro de Bebedouro), e bem como, a necessidade de seguir regras estabelecidas em toda locomoção seja terrestre, marítima ou aérea, utilizando, para isso, os acontecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência sócio-cultural. (Faria, 2008)

·          Atividade 1

Realização de debates e discussões em classe enfocando assuntos diversos, como por exemplo: desobediência à sinalização, organização em sala de aula, no pátio, na calçada, na rua, no ônibus, comportamento no interior dos veículos, comportamento das pessoas como motorista, ciclista, motociclista e pedestre; e consciência da realidade, da mudança da política social e consciência cidadã.

  • Atividade 2

Realização de pesquisa individual (3 ou 4 familiares ou vizinhos de cada aluno) por meio das seguintes perguntas: Quantas viagens você faz por dia? Qual a sua formação de Locomoção, Quais são os motivos de suas viagens?
Com os dados realizar tabulação e gráficos e planilhas, apontando o número total de viagens, motivos, calcularem despesa com passagens diária, semanal e mês entre outros conteúdos matemáticos que possam ser possibilitados pelos dados coletados.


  • Atividade 3

Realização de pesquisa em grupo na internet sinais de transito e as possíveis conseqüências da não obediência a esses sinais.

  • Atividade 4

Produção de texto individual ou coletivo sobre os problemas de trânsito no bairro de Bebedouro. No laboratório de informática, os alunos usarão o Write.

  • Atividade 5

Pesquisa em jornais locais de acidentes de trânsito, para construção de painel.

  • Atividade 6

Exibição de filme sobre o tema, para posterior debate com finalidade de trabalhar o grau interpretativo do aluno, bem como sua oralidade.

  • Atividade 7

Realização de dramatização de uma situação comum de violação das leis de trânsito terrestre (trabalho em grupo). Socialização com outras turmas da escola.


  • Recursos Materiais

*      Papel A-4
*      Cartolinas
*      Tesouras, cola branca, fita adesiva
*      Pincel atômico
*      Lápis de cor
*      Caneta Hidrocor
*      Revistas e jornais

  • Material de apoio

*      Computador
*      Aparelho de DVD
*      TV
*      Filme de DVD
*      Maquina fotográfica


  • Avaliação

A avaliação deverá acontecer de forma contínua através da participação e do desenvolvimento das atividades planejadas. Será observado o desempenho dos alunos quanto à oralidade, a criatividade, a iniciativa em produzir seus trabalhos quer individual ou em grupo.

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