Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Relato de projeto de trabalho Trânsito (retrospectiva)

O projeto de trabalho Trânsito foi elaborado na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, extensão Santo Antônio e para o público o 4º ano A (Profª Eliziane) e o 5º ano A, em 2009,  a partir de uma realidade nos nossos alunos ao se locomoverem de suas residências para a escola. Além disso, percebemos a educação no trânsito deve-se ser destacado para a geração mais novo com o intuito de todos perceberem as regras de trânsito foram estabelecidas para todos, tanto para os condutores de veículos quanto aos pedestres.
Elaboramos um único projeto para ser aplicados nas duas turmas. No entanto, no momento de o apresentarmos as nossas respectivas turmas ele tomou um viés diferente. E nós quanto educadoras percebemos que era este um rumo natural a ser tomado, em vista que o projeto é flexível à medida que atenda as expectativas de aprendizagem dos alunos e não fuja do tema central.
Isto aconteceu na discussão sobre a importância das regras de trânsito ao viver em sociedade. Um dos alunos falou sobre o trânsito aéreo e seus prejuízos humanos e materiais divulgados na mídia e citaram vários exemplos. Diante deste contexto, percebi trazer a tona este assunto, bem como o trânsito marítimo. Daí em diante as buscas na Internet teriam mais elementos a serem pesquisados. No caso deles esta investigação seria realizada na Lan House, uma vez que a escola não dispõe ainda Internet no seu laboratório de informática. Em vista do curto espaço de tempo para a execução deste trabalho, em dois dias os alunos trouxeram estas informações.
Quando se perguntou que sugestão a classe daria para uma melhor aprendizagem, uma aluna sugeriu a visita ao aeroporto. Entretanto, devido às limitações de recursos financeiros e o fator tempo que era o mínimo, chegou-se a um consenso que a idéia era ótima, mas inviável no momento.
Decidimos ampliar nossos conhecimentos pela observação mais detida do percurso da casa para a escola no que se refere à sinalização para os transeuntes e os veículos, incluindo o trem muito utilizado no bairro de Bebedouro. Esta observação também se estendia ao comportamento das pessoas nos coletivos públicos, ou seja, dos passageiros, motoristas e cobradores. Isto sendo registrado e socializado na sala de aula. Somado a isto, como mecanismo de trabalho concordamos em realizarmos entrevistas a pessoas do bairro, a produção de painel e dramatização ou como uma aluna disse: “Uma simulação do que ocorre no trânsito terrestre devido ao desrespeito as suas leis”.
Tanto este projeto Trânsito quanto o anterior Bairros de Maceió percebi um envolvimento não apenas dos alunos mais também da família. Uma mãe ao ver o painel exposto no corredor da escola disse: “Professora, eu não sabia que tinha que trazer alguma coisa para este trabalho. Meu filho, não me disse nada!” Duas mães enviaram-me bilhete que não foi possível realizar a pesquisa pela Internet neste dia, mas no dia seguinte o filho levaria. Outro aspecto interessante é a observação dos familiares do painel no corredor da escola. Só em eles pararem para ver as produções, é uma valorização do trabalho de todos os envolvidos e possibilitando a adesão da família em momentos posteriores.
Diante deste contexto, percebi que o trabalho foi satisfatório apesar das limitações devido a vários fatores, os quais espero que com o tempo possam ser sanados. Porém, acredito que no que depender de nós educadoras e dos nossos alunos continuaremos buscando novos rumos ou alternativas que conduzam a uma aprendizagem prazerosa e significativa.

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