Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Portal do Professor: Compartilhando experiências sobre currículo. Projetos e tecnologias (retrospectiva)

Durante este curso visitei o Portal do Professor e fiz a minha inscrição como usuária deste ambiente. Hoje retornei com a finalidade de realizar esta atividade. Com a opção Interação e Colaboração entrei nos Chats segundo a minha área de atuação como professora, mas as salas estavam vazias. Em seguida, visitei o Blog que contemplava o componente curricular Arte. Acessei Arte/educação: conversa mineira. Foi bem interessante, pois, foi possível visualizar algumas atividades desenvolvidas em outras partes do país de alguns colegas de trabalho.
Em seguida foi ao Fórum “Como utilizar as tecnologias simples, gratuitas e interessantes na escola” monitorado pelo Profº José Manuel Moran. Assisti o seu vídeo onde explanou de forma clara e objetiva os mecanismos tecnológicos disponíveis que o professor deve integrar em sua aula. Foi bem apropriada a sua fala quando diz: “Não devemos pensar que cumprimos o nosso papel apenas com a voz e a escrita. A nossa aula vai bem além da ala de aula. Este espaço deve ser para as dúvidas, os questionamentos, da elaboração de projetos, entre outros.”
Ele também destacou que a internet antes tinha apenas um papel de exposição em um Portal sobre determinado assunto, onde o usuário era apenas o espectador. Hoje vivemos no momento da Web 2.0 que tem a função colaborativa, ou seja, onde o usuário interage, complementa o que está exposto na Internet. Como exemplos temos os Blogs, as Wikis (documento colaborativo), programas digitais, entre outros. Assim o usuário passa de espectador para produtor. O Profº Moran termina sua fala por pedir que os professores relatem suas experiências e se colocou a disposição para qualquer dúvida. Percebi que a interação neste Fórum estava muita boa.
O próximo Fórum foi sobre “Ações educativas no ensino da Arte,” monitorado pela Profª. Beloní Cacique Braga. Comecei assistindo ao vídeo tendo inicialmente a fala da Profª. Beloní e em seguida de outros professores que atuam nesta área do conhecimento. Gostei muito quando ela falou de inserirmos um ambiente estético em toda escola e não apenas em determinado momento da aula de Arte. As participações neste Fórum bem interessantes e muitos como eu estão insatisfeitos com o tipo de abordagem realizada com a Arte nas escolas. Cheguei também a fazer a minha contribuição, mas não sei o que houve no momento seguinte não visualizei o meu relato. Depois irei retornar a este Fórum, pois gostei da temática e a abertura demonstrada a outros profissionais.
Ao concluir esta experiência, percebi que foi bem rico para mim quanto professora das séries inicias. Com certeza abriu a minha mente nas possibilidades de trabalho. Creio que professores que trabalham nesta modalidade de ensino deve ter sempre uma “carta na manga” principalmente os que estão na rede pública, que é o meu caso. O Portal do Professor será sempre esta “carta” como uma nova alternativa para suporte pedagógico.


Nenhum comentário: