Sequencia didática - Tarsila do Amaral

Sequencia didática - Tarsila do Amaral
SEQUENCIA DIDÁTICA TARSILA DO AMARAL -Releitura - 2010

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Trabalho temático: Ortografia ( Professoras Eliziane e Marli)


Diante de nossa necessidade de sistematizar a aprendizagem, no caso, na área de Língua Portuguesa, especificamente a Ortografia, nos detemos na atividade Feliz felicidade, visto que almejamos que nossos alunos escrevam segundo as regras normativas de nosso idioma.
A partir do vídeo é possível despertar o lúdico próprio da criança, e daí, proporcionar a reflexão das regras gramaticais. Além disso, por ser um tema transversal potencializa trabalhar outras áreas do conhecimento, tais como: Sociedade e Cultura, Ética e Ensino Religioso.
Na sala de aula o professor deve pensar no aluno não por partes, mas como um todo, ou seja, um indivíduo com necessidades ímpares e que talvez apenas na escola venha a atender a uma delas. È apenas no espaço escolar que muitos contemplem o mundo com um outro olhar com criticidade aos acontecimentos ao seu redor. Bem como, é neste ambiente que por um lado, são discutidos ou questionados os valores que são estimulados neste sistema consumista, e por outro lado, são revistos ou priorizados quais os valores que são essenciais para a vida de um ser humano.


ATIVIDADES

1ª aula
Trabalho em grupo. Recorte de gravuras de:
  • pessoas em situações que podem ser consideradas felizes.
  • ambientes ou lugares que podem apresentar condições que podem proporcionar felicidade.
Socialização. Produção coletiva do mural em sala de aula.
2ª aula
Video “Feliz, felicidade”. TV escola. Realizar o ditado ortográfico proposto no vídeo. Estudar exemplos de palavras homônimas. Uso do dicionário.

3ª aula
Ouvir e ler as letras das músicas: “Felicidade” –  Fábio Junior e “O que é, o que é”- Gonzaguinha. Destacar quais as concepções de felicidade são destacadas nas duas músicas: amor romântico, possuir os itens básicos de sobrevivência, estado de espírito temporário, entre outros. Trabalho em dupla ou trio. Produção do texto: O que é felicidade? É possível alcançá-la? Texto manuscrito. (primeira elaboração).

4ª aula
Laboratório de informática. Digitação do texto produzido na aula anterior. Criação de uma pasta no microcomputador.

5ª aula
Assistir o filme “Em busca da felicidade”. Destacar para os alunos alguns questionamentos antes do filme: Que valores positivos ou negativos os personagens queriam alcançar? Quais desafios encontraram? Alcançaram seus objetivos? Existe uma relação do filme com a nossa realidade?
Ao término do filme socialização retomando os questionamentos iniciais. Produção de texto em dupla ou em trio. Tema: O que aprendemos do filme “Em busca da felicidade?” Que lições deixaram para nós? Texto manuscrito.

6ª aula
Laboratório de informática. Digitação da última produção de texto, reelaborando o texto arquivado na pasta da equipe. Pontos a serem refletidos nesta reelaboração: Quais os conceitos de felicidade para as pessoas? O que é felicidade para o grupo?
Socialização das produções. Após a leitura dos textos finais as equipes irão fazer uma ponte com o mural produzido pela turma no início deste projeto concordando ou não com o que foi exposto.



AVALIAÇÃO

No decorrer deste projeto serão avaliadas competências tais como: oralidade, criatividade, trabalho em equipe, organização e produção de texto, criticidade e até que ponto houve um avanço do conceito inicial sobre os valores propagado em nossa sociedade.




Nenhum comentário: